Cannes Lions 2016

O que pensam os jurados (Luciana Haguiara)

06.05.16

O Clubeonline apresenta um bate-bola sucinto e objetivo com todos os jurados que irão representar o Brasil no Cannes Lions, este ano.

Acompanhe abaixo o que tem a dizer Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO e jurada de Digital Craft.

1. Nome, cargo e há quantos anos comparece ao Cannes Lions.
Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO. Minha primeira vez no festival foi em 2006.

2. É sua primeira vez como jurado neste Festival? Qual a importância deste convite?
É minha segunda vez como jurada, a primeira foi em 2012, em Cyber Lions.
Digital Craft é uma categoria nova e, por isso, esse júri tem ainda mais a missão de deixar os exemplos para as próximas edições. O critério é muito claro: não adianta ser só uma ideia muito boa, o trabalho deve oferecer uma experiência simples e inovadora para o usuário, com uma execução primorosa. Tecnologias complicadas e ideias de videocase não vão fazer efeito se não forem pensadas e construídas de uma maneira fluida, real e linda.

3. Como você está se preparando para o julgamento?
Tenho um mês para estudar ainda. Como estou julgando outro festival, isso já ajuda, apesar de Cannes ser a estreia de muitos trabalhos nas premiações.

4. Já viu trabalhos, nacionais ou internacionais, na sua categoria ou em outras, nos quais aposta?
Estou começando a ver agora e gostei muito do projeto “Dream Adventures” para Expedia. A inovação e a tecnologia estão ali pura e simplesmente para fazer uma ideia linda acontecer.

5. De modo geral, quais suas expectativas em relação ao desempenho do Brasil, este ano, no Festival?
Falando sobre a categoria que vou julgar, acho que vai ser bem difícil. Ela representa o que era Cyber no começo e vai olhar especificamente para execução digital. E a gente sabe o quão difícil é fazer trabalhos com um bom investimento de produção x tempo para digital no Brasil. Ainda mais agora, na era dos posts.

6. O Cannes Lions virou um grande Festival, com mais categorias a cada ano e no qual as agências brasileiras investem um grande montante de dinheiro, não só em inscrições, mas também no envio de suas equipes. Você mudaria alguma coisa no Festival, se pudesse?
Esse é o maior festival de criatividade que temos, se ele continuar crescendo com esse foco, está tudo certo.

7. Como avalia a qualidade das palestras e a infraestrutura do evento?
Tem muita palestra boa. Difícil é conseguir montar uma agenda para ver tudo.

8. O fato de agora haver um grande número de ‘celebridades’ anunciadas dentre os palestrantes te parece um diferencial atraente?
O festival escolhe celebridades com histórias inspiradoras. Acho fundamental a gente poder ouvir e ver assuntos diferentes, que contribuam para o que a gente faz.

9. Recomenda alguma palestra nesta edição do Festival?
Tenho várias que gostaria de ver:
Carl Addy, The Mill
Christopher Bailey, Burberry
Thomas Benski, Pulse Fims
Anthony Bourdain
Marcello Serpa
Andrew Essex, Tribeca Enterprises
Anna Wintour, Condé Nast
Stefan Sagmeister
Gary Hustwit
Iggy Pop
Kevin Kelly, Wired
Shane Smith e Spike Jonze
Masaru Kitakaze, Hakuhodo Inc.
Adam Weinberg, Whitney Museum

Leia anterior com entrevista com Mateus de Paula Santos, jurado de Film Craft, aqui.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2016