Cannes Lions 2020/2021

Papo com os Jurados: Dani Ribeiro / Print & Publishing

15.06.21

Papo com os Jurados – Cannes Lions 2020/ 2021

Dani Ribeiro, diretora de criação na Artplan. Nossa jurada em Print & Publishing Lions.

Clubeonline – Este ano, o Festival acumula trabalhos de duas edições. Isso pode interferir na qualidade do julgamento?

Dani Ribeiro - Na primeira fase, avaliamos o long list dividido por ano e deu para separar bem os dois momentos, pré-pandemia e pandemia. Noto em todos os jurados um respeito ainda maior por cada trabalho inscrito. Em meio a uma crise destas proporções, a dificuldade de criar, produzir e poder inscrever trabalhos de alta qualidade em prêmios faz com que cada inscrição valha ainda mais.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

Dani Ribeiro - A categoria Print & Publishing sempre foi celeiro de ideias poderosas e de alto nível de execução, onde o Brasil é referência. Acho que este ano serão reafirmadas a força e as muitas possibilidades do meio, como interações inovadoras com dados, tecnologia e a vida real. Os últimos Grand Prix da categoria, por exemplo, são ideias poderosas que aconteceram no papel, mas reverberaram muito além dele.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes vá refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação? E quanto a pautas como racismo e inclusão, elas devem ganhar ainda mais destaque nesta edição?

Dani Ribeiro - Muitas mudanças que já estavam acontecendo foram aceleradas pela pandemia e certamente serão reconhecidas no Festival. As marcas e a indústria mostram que entendem cada vez mais a necessidade da comunicação estar alinhada com crenças e transformações relevantes para as pessoas. Espero é que isso não esteja presente só na comunicação, mas na atuação das marcas em sua comunidade e na postura interna das empresas.

Clubeonline – Do que você vai sentir mais falta: do aeroporto de Paris; do rosé no Martinez; do macaron na La Durée; do jantar no “Pelourin”; das filas no tapete vermelho para, quem sabe, subir ao palco; ou das festas?

Dani Ribeiro - De todas as alternativas acima, e até do mau humor dos garçons. Mas o trabalho do júri é tão intenso que eu acho que mesmo se estivesse lá, continuaria na saudade de quase tudo isso. Tomara que ano que vem, Cannes e tantos outros eventos, aconteçam além do remoto. A troca presencial é insubstituível.

Leia anterior com Eduardo Vieira, presidente & Co-CEO da Hill+Knowlton Strategies, nosso jurado em PR Lions, aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

A grade do Cannes Lions Live e as sessões on demand podem ser conferidas aqui.

Leia todas sobre Cannes aqui.

#ClubeonlineCobreCannes

Cannes Lions 2020/2021