Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: James Feeler / Radio & Audio

15.06.22

Papo com os Jurados – Cannes Lions 2022

James Feeler, CEO, Founder, and Audio Producer da Jamute. Nosso jurado em Radio & Audio Lions.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?

James Feeler - Já começa como uma edição histórica, voltando ao que o festival tem de melhor que é o mundo da comunicação convivendo, trocando experiências e fazendo negócios intensamente em uma semana. Começa também entendendo e vivendo a força que o digital teve para a sobrevivência, e a reestruturação brilhante que fez com que a comunicação continuasse impulsionando as marcas com sua criatividade, não só ao criar campanhas, mas ao reestruturar formatos capazes de representar as marcas instantaneamente.

Clubeonline – Quais são as expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

JF - As peças vieram muito estruturadas, embasadas em cases e em farto material de apoio, o que permitiu compreender o trabalho criativo, por mais abstrato que seja compreender um áudio de qualquer parte do mundo. O Brasil vem muito bem, mostrando o que tem de melhor que é a criatividade em seu estágio mais potente, criando novos caminhos de percepção com identidade direta e de forma simples. Temos peças muito boas mesmo, as quais vou ter o prazer, e principalmente o apoio criativo, de defender. É surpreendente como o mundo tem utilizado a tecnologia e as novas mídias como caminhos criativos para percepção, como é madura a utilização da batida binaural (técnica de som que simula áudio 3D por meio de uma ilusão acústica) e podcasts com séries incríveis e muito bem escritas - ou muito bem percebidas - para trazer o storytelling, e a forma como o áudio nos transporta para um mundo de percepções potentes.

Clubeonline – Você acredita que o resultado de Cannes vai de alguma forma refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?

JF - Muito. A pandemia está em muitos roteiros, utilizada de forma muito inteligente. Definitivamente, o tema pandemia foi um vetor criativo para ilustrar o momento, trazendo, algumas vezes, peças bem-humoradas ou roteiros muito bem escritos que vão deixar a marca desse período que vivemos.

Clubeonline – Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?

JF - Esse tema tem sido usado com mais força, mais liberdade criativa, e é um grande centro de atenções que permite a criação de ótimos roteiros. Podemos sentir isso em várias peças que julgamos. O tema tem sido bem utilizado e cada vez mais surpreende pela evolução criativa.

Clubeonline – Na programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?

JF - Duas são imperdíveis, a da Saatchi & Saatchi New Creators e a da R/GA, que dá show todos os anos sobre qualquer tema. O deste ano é “What do you want to be in metaverse”. Também quero ouvir Gary Casparov sobre comportamento de marcas, Malala, trazendo sua fantástica reflexão sobre o ativismo e a geração Z, e Paris Hilton, Gary Vaynerchuk e Swan Sit falando sobre NFT. Esses são meus hotspots, mais alguns workshops sobre metaverso e gamesO Fringe tem uma programação excelente do Google, Meta e Spotify que esse ano trouxe um line-up fantástico, com Kendrick Lamar, Kaytranada, The Black Keys e Post Malone. É uma grande homenagem ao retorno do festival.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022