Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Renato Zandoná / Brand Experience&Activation

18.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Renato Zandoná, CCO da Droga5. Nosso jurado de Brand Experience & Activation Lions.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
Renato Zandoná - É minha primeira vez julgando Cannes, mas não tenho dúvidas que a volta do formato presencial vai ajudar muito nas discussões e decisões em grupo. E como são muitas nuances, ter conversas mais orgânicas agregam mais no entendimento de cada peça. Ao mesmo tempo, acredito que essa primeira fase do shortlist tenha sido muito beneficiada por todo aprendizado da pandemia. Já vamos chegar em Cannes conhecendo todos do júri, já com relações criadas e discussões em andamento, o que vai facilitar muito nos próximos dias de julgamento.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
RZ - Acredito que a categoria vai destacar as marcas que estão criando novas formas de conexão e experiências com as pessoas e com a sociedade, nesse mundo pós-pandemia. Experiências com qualidade, que empoderem as pessoas. Menos focadas apenas no momento, mas que fiquem com as pessoas por mais tempo.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
RZ - Acredito que sim. Apesar das ideias não estarem tão focadas na pandemia em si, como no ano passado, não tem como passar por isso sem que nada mude. Evoluímos como sociedade, mas vamos sempre ter esse histórico com a gente.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
RZ - Sim, com certeza. Campanhas com propósito é o que mais vi nesse ano. E nosso papel é nos abrirmos para novos olhares, novos contextos e culturas que não vivemos. Entender o que é relevante para uma cultura que não é a minha cultura é uma das coisas mais importantes que precisamos ter em mente enquanto julgamos.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?
RZ - As palestras são sempre a parte mais legal do festival. Vi que a Malala vai estar lá, mas confesso que ainda não consegui parar para listar tudo que quero ver.

Leia anterior, com Marco Giannelli "Pernil", CCO da AlmapBBDO, nosso jurado de Design Lions aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022