Cannes Lions 2022

GP de Health & Welness transforma embalagem em repelente

20.06.22

O Grand Prix da categoria Health & Welness foi para “The Killer Pack”, da VMLY&R Mumbai para a Maxx Flash e seu Mosquito Repellent Coil. A iniciativa consistiu em transformar a embalagem de seu popular repelente em uma ferramenta de combate aos insetos, para ajudar a controlar infestações de mosquitos em regiões pobres da Índia, em lugares onde proliferam doenças como dengue - naquele país, a doença atinge cerca de 400 milhões de pessoas ao ano.

As embalagens 10% biodegradáveis continham probióticos que matam larvas de mosquitos, mas sem interferir na vida de outros animais. Assim, enquanto o produto ajudava a repelir mosquitos nas casas, as embalagens, quando atiradas ao lixo, por exemplo, também tinham a capacidade de repelir.

“Houve intensas discussões mas esse Grand Prix foi o que escolhemos. Foi um ano fantástico para a categoria, com,quantidade de cases grande de todas as regiões e coisas boas do Brasil, em diferentes áreas e marcas. Cada vez mais, temos um aumento da qualidade criativa e de execução nessa categoria. É importante incentivar e inspirar o mercado criativo brasileiro a continuar nessa toada, e mandando casos, porque a área muda e transforma o mundo”, afirmou Patricia Corsi, Global Chief Marketing e Digital Officer da Bayer Consumer Health.

Health & Welness teve 1.213 peças inscritas, com 38 Leões entregues. O rendimento do Brasil, que teve 9% das peças inscritas na categoria, foi de três Leões entre as 109 inscrições.  O Brasil faturou 3 Leões, com 1 Prata e 2 Bronzes - a Prata foi para “The Virtual Nodule”, da VMLY&R para Amaro, e os Bronzes para “The Tiny Pocket”, da AlmapBBDO e Energy BBDO de Chicago para Aspirina (Bayer), e “Postpartum Under Pressure”, da Dark Kitchen Creatives para Baby Dove. Foram distribuídos 38 prêmios ao todo.

O case brasileiro com prata foi para Amaro, e consistiu em uma ativação no Instagram. A marca hackeou a ferramenta “Shop Now” da plataforma, como forma de ensinar os consumidores sobre os riscos do câncer de mama. Ao tentar comprar o produto tageado, apareciam mensagens como “Hum, esse pequeno caroço parece estranho”, que direcionavam para mensagens sobre a importância do diagnóstico prematuro do câncer de mama. No botão “Comprar”, os consumidores eram desviados a uma página da Amaro com mais informações sobre a doença, e endereços de clínicas.

Cannes Lions 2022