Cannes Lions 2022

GP de Creative Data premia soluções que nascem da empatia

23.06.22

A categoria Creative Data Lions entregou o Grand PrixData Tienda”, da DDB Mexico para WeCapital, um banco que lançou um produto para oferecer crédito para mulheres. Naquele país, mais de 70% delas estão fora do sistema bancário. A partir desse problema, foi identificada como solução a criação das Data Tienda, um centro de informação financeira que consegue registros de score das mulheres com quem têm informações sobre elas: as milhares de pequenas vendas espalhadas por todo o país, e que sabem como elas pagam. Com esse score, é possível agilizar a concessão de micro-créditos.

O case exemplifica perfeitamente a forma como dados e publicidade devem caminhar juntos - e que a solução não deve partir de uma campanha, mas podem incluir uma campanha.

"Dados não pode ser mais visto como uma tendência, e sim como uma realidade. Vimos campanhas em que os dados são colocados depois, e as que nasceram a partir dos dados, é uma diferença nítida. Essa categoria é menos sobre campanhas e mais sobre produtos e serviços que você cria a partir dos dados. Então, quase todas as peças premiadas são assim, o GP é em cima de uma necessidade de um banco, com oferta de crédito para mulheres”, afirma Gláucia Montanha, head de digital business e mídia da Artplan e diretora-geral da Convert. Ela representou o Brasil no júri de Creative Data. “Essas campanhas nasceu muito antes do processo criativo. É preciso entender a necessidade não só da marca, mas da audiência. E nem sempre a solução era aquilo que a marca queria. Tem uma inversão rica na lógica”, explica.

Os dois cases brasileiros premiados, diz Gláucia, seguem a mesma lógica. Tanto “The Real Airdrop”, da AKQA para Garena, quanto “Black Characters”, da FCB para Revista Raça, partiu do lado da necessidade das pessoas, e não das marcas. “O case da Raça nasce de necessidade das pessoas de escreverem nas redes sociais e de se fazer uma pesquisa sobre as principais personalidades negras. É uma campanha, mas também um serviço, com utilidade final. Já “Real Airdrop é uma experiencia da pessoa ver o avião acima e conseguir benefício com o uso de realidade aumentada. São formas de se tangibilizar as marcas”, explica Gláucia. “A propaganda pode transformar uma ideia, curar uma dor. Aprendi muito sobre empatia nesse júri. Temos que pautar nosso trabalho por isso, pois muda nossa forma de ver. O que mais posso fazer, além da campanha. A, propaganda muda conceitos, percepções, temos essa força”, completa. Entre os cases da categoria, ela destacou ainda o Ouro e a Prata de “”The Black Elevation Map”.

Ao todo, a categoria Creative Data Lions entregou 13 Leões, incluindo as 2 Pratas brasileiras - foram 1 Grand Prix, 3 Ouros, 3 Pratas e 6 Bronzes.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022