Cannes Lions 2022

GP de PR: a reintegração social (e porque o Brasil zerou)

23.06.22

O júri de PR Lions entregou o Grand Prix para o case belga “The Breakaway: The First Encycling Team for Prisioners”, da BBDO para Decathlon, repetindo o prêmio máximo que havia conquistado em Creative Strategy.

Dentro da sua filosofia de democratizar o esporte, a rede esportiva e sua agência tiveram a ideia de proporcionar a presidiários a oportunidade de ressocialização através de uma corrida virtual, com uso de tecnologias como AI e metaverso, contra pessoas no “mundo real”. O experimento foi pensado para gerar retornos para a marca, mas também ocasionou aumento de vendas.

A categoria teve 1.488 inscritos e entregou 49 Leões para países diversos. Quem não apareceu na lista e chamou a atenção foi o Brasil, que zerou em PR, apesar dos 7 shortlists e 87 inscrições que tentaram a sorte na categoria.

O rendimento do país na categoria só não é pior que o de 2012, quando também não houve prêmios, e apenas shortlists. A categoria estreou em 2009 e, desde a primeira edição, tem marcado bons resultados, como os 3 Ouros em 2013, ou os 11 troféus de 2017 (6 Pratas e 5 Bronzes), e os 2 Ouros de 2018. Na edição mais recente, 2021/20, foram 2 Ouros e 2 Bronzes.

O júri não encontrou uma explicação para não termos trabalhos brasileiros, mas deixou claros os critérios. Ideias menos “publicitárias” e projetos de impacto mais duradouros soam como metas para que o país volte a ser relevante em ideias criativas de PR.

“As ideias de PR começam com a ideia de 'earned', de como merecer algo, fazer as pessoas falarem sobre isso, os jornalistas falarem sobre isso, o noticiário falar sobre isso. Isso não começa com uma ideia de publicidade, e sim num lugar bem diferente. Outra coisa que procuramos é a ideia de como criar um movimento, e não apenas um 'momento'", afirmou Judy John, Global Chief Creative Officer da Edelman, que presidiu a categoria. Sobre o Grand Prix, ela explicou que a ideia integra isso tudo, e é uma linda ideia de ajudar as pessoas a se reintegrarem na sociedade.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022