arrow_backVoltar

CCXP 2019

Uma maratona de conteúdo e experiência de marca - lista atualizada!

03.12.19

A CCXP 2019 começa nesta quinta-feira, 05, mas vem alimentando a expectativa do público há semanas com os anúncios de suas atrações, entre painéis, espaços e ativações. É a sexta edição do evento e alguns dos nomes esperados para a convenção prometem bater recordes de filas, como o elenco da série "La Casa de Papel" (Netflix) e o painel "Star Wars", com o diretor J.J. Abrahms e elenco do filme "A Ascensão de Skywalker", que estreia no Brasil no dia 19 de dezembro.

Além de organização para conseguir ver as atrações, tanto em relação aos painéis quanto às experiências oferecidas pelas marcas nos estandes - sem falar das compras de itens os mais variados -, é preciso ter paciência. No ano passado, a CCXP recebeu 262 mil visitantes, batendo recorde de público e se estabelecendo mais uma vez como o maior festival de cultura pop do mundo.

Com todos os ingressos desta edição já vendidos - e, portanto, com lotação garantida nos quatro dias do evento -, é de se imaginar que a maratona exigirá tempo de fila. Mas há quem tenha estabelecido estratégias para atender melhor o público: a Warner, por exemplo, permitirá agendamento para ativações por meio de um aplicativo. Um modo de vivenciar melhor as experiências proporcionadas pelas marcas é aproveitar a Spoilers Night, na quarta-feira, véspera da abertura oficial da convenção.

Em relação a convidados da CCXP 2019, os nomes vão de astros de séries e do cinema a artistas e desenhistas. Do mundo das séries estarão presentes Iain Gleen ("Game of Thrones" e "Titans"), Lana Parrilla ("Once Upon a Time") e Lesley-Ann Brandt ("Lucifer"), entre outros. Pelo lado do cinema, Ryan Reynolds (no painel sobre o filme “Free Guy”, da Fox, no sábado), Mark Williams (Arthur Weasley, da franquia Harry Potter, em sessão de fotos e autógrafos no sábado) e Gal Gadot (Mulher Maravilha, em painel no domingo), fora o elenco de Star Wars.

No Artists’ Alley (espaço para fãs de quadrinhos), são mais de 500 quadrinistas do Brasil e do mundo. Entre os estrangeiros estão Neal Adams, Joëlle Jones, Frank Quitely, Eduardo Risso e Charlie Adlard. Nomes consagrados no cenário nacional como Mike Deodato Jr., Laerte, Germana Viana, Rebeca Prado, Ju Loyola, André Dahmer, Robson Rocha, Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho também estarão lá. Frank Miller, uma lenda viva, estará no painel “Batman 80 Anos - A celebração”, no sábado, e em um encontro no domingo sobre novos projetos do Homem-Morcego.

O Clubeonline montou uma lista com sugestões de atrações. A programação completa está disponível aqui.

Amazon Prime Video - Terá um painel repleto de atores de suas séries originais, como parte do elenco de “The Boys” (Erin Moriarty, Karen Fukuhara e Antony Starr), “The Expanse” (Steven Strait, Dominique Tipper, Cas Anvar e Frankie Adams) e a aguardada “Star Trek: Picard” (Santiago Cabrera, Michelle Hurd, Isa Briones e Jonathan del Arco). O Prime Video trará ainda membros do elenco de algumas de suas séries originais nacionais, que serão reveladas no evento. A Amazon montou um estande em uma área com mais de mil metros quadrados, que oferecerá experiências com títulos como “American Gods”. Os visitantes poderão interagir com os dispositivos Amazon Echo e Alexa, lançados recentemente no Brasil.

Cartoon Network - Apresenta a Toontubers League na Oi Game Arena. Toontubers é uma propriedade brasileira nascida no YouTube e que soma mais de 400 milhões de views nos canais Brasil e Latam. Em 2017, a animação foi para a TV e se tornou o terceiro programa mais assistido do Cartoon Network entre crianças de 4 a 11 anos. Já a Toontubers League é uma liga de e-Sports do Cartoon (que terá painel no sábado). A primeira edição da Toontubers League aconteceu em julho, reuniu jogadores do Brasil, Chile, México e Argentina e durou quatro horas. Rigby e Mordecai, personagens de Apenas um Show, disputaram o desafio final com gamers influenciadores. Agora, acontece novo desafio no sábado na CCXP, às 16h30. Outro painel do canal é de Any Malu, a primeira youtuber de animação do país (no sábado).

Cinemark - Marca que dá nome ao auditório principal do evento, a rede de cinema terá pela primeira vez um estande. O espaço tem 180 m2 com várias atrações. Uma delas é a possibilidade de tirar uma foto na Piscina Instagramável e aparecer rodeado de pipocas - ação realizada em parceria com a Fanta. Além disso, o designer artístico do Criassauro vai ensinar como personalizar os brindes adquiridos no espaço. Outra atração do espaço é o Outlet Cinemark, com brindes que foram sucesso em 2019, como Vingadores, Toy Story e Rei Leão, por R$ 10,00 cada. A rede Cinemark oferecerá ainda oito modelos de moedas colecionáveis desenhados com grandes sucessos das bilheterias mundiais e mais uma temática da CCXP. No caso do Auditório Cinemark XD, a maior sala de cinema indoor da América Latina, vale destacar que a capacidade é para 3.330 pessoas.

Disney - No sábado terá uma pré-estreia exclusiva de “Frozen 2”, que chega aos cinemas no Brasil em 2 de janeiro. O diretor Chris Buck e produtor Peter Del Vecho estarão presentes, ao lado de Fábio Porchat, voz brasileira do personagem Olaf. No mesmo dia, será realizado um painel sobre os longas de animação “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”, da Disney Pixar (estreia em 05 de março), e “Um Espião Animal” (estreia em 23 de janeiro). Também no sábado acontecerá o cobiçado painel "Star Wars: A Ascensão Skywalker". Além do diretor J.J. Abrams, estarão no palco a produtora Kathleen Kennedy e os atores Daisy Ridley (Rey) John Boyega (Finn) e Oscar Isaac (Poe Dameron).

Faber-Castell - Seu estande terá um castelo inspirado na matriz na Alemanha. A imagem estampa os estojos de lápis de cor. O interior estará forrado com quadros de cenários e ilustrações preparados para quem quiser fazer fotos para o Instagram. Entre os produtos, estará a linha Comics, personalizada com super-heróis criados para a coleção e que foi recentemente apresentada na Comic Con Alemanha.

Facebook - Pela primeira vez, terá um espaço exclusivo no evento. A área celebra grupos de fãs e oferecerá experiências imersivas no universo geek. São quatro estilos diferentes de ativações: sci-fi, super-heróis, games e mangá. Quem visitar o espaço será transportado para uma HQ em 2D. Ao final, receberá sua história em quadrinhos. Uma área de desafio testará conhecimentos sobre franquias, gêneros, shows e personagens. Quem acertar mais questões será premiado. A ação é parte da campanha de marketing “Somos Mais Juntos”, lançada no Brasil em setembro, e que mostra a força dos Grupos no Facebook para conectar e aproximar pessoas com interesses em comum. Hoje, mais de 400 milhões de pessoas globalmente fazem parte de algum grupo que consideram significativo no Facebook.

Globo - Em um espaço com quase 1000 m², o Grupo Globo oferecerá experiências para o público conhecer as novidades de Globoplay, Globo, Globosat e Som Livre para 2020. As atrações incluem a floresta da série original inédita “Desalma” (Globoplay) acrescida de recursos de hiper-realidade. Esta edição será a de maior participação das empresas Globo desde o primeiro ano do evento no Brasil. Serão apresentados oito painéis nos palcos da CCXP e 40 sessões na Arena Globoplay, com a presença de quase 100 talentos entre atores, autores, diretores, apresentadores e cantores. No palco principal do evento, na quinta, Cao Hamburger, grande homenageado desta edição, irá receber as atrizes Gabriela Medvedovski, Ana Hikari, Daphne Bozaski, Manoela Aliperti e Heslaine Vieira para um papo sobre “As Five”, spin-off de “Malhação: Viva a Diferença”, moderado pelo apresentador André Marques.

Harry Potter - Uma réplica do Expresso de Hogwarts, com supervisão de Alan Gilmore, diretor de arte da franquia Harry Potter, estará no evento. O famoso trem que leva para a escola de bruxaria onde estudaram Harry, Hermione e Rony estará ao lado da loja oficial do mundo criado por J. K. Rowling. A Haryy Potter Store ocupa um espaço de 300m².

HBO - Ocupará o palco principal da CCXP no domingo com atores de “His Dark Materials”: Dafne Keen (a protagonista Lyra Belacqua), Ruth Wilson (Sra. Coulter) e Clarke Peter (The Master). Em outro painel (na sexta), o tema será uma produção original brasileira com temática LGBTQ+, que abordará ainda questões como racismo e assédio. “Todxs Nós” será apresentado em primeira mão. Em seu estande, a HBO traz interatividade e ativações tecnológicas inspiradas em “His Dark Material” e mais “Watchmen” e “Westworld”. Os fãs poderão conferir figurinos usados nas gravações das séries e tirar fotos com réplicas de objetos icônicos das produções. Além de um Panserbjørne (famoso urso de armadura) em tamanho real, o ambiente contará com uma ativação de realidade aumentada. Filtros exclusivos de Instagram foram criados para “Watchmen”. Para “Westworld”, que teve sua terceira temporada confirmada para 2020, será oferecida mais uma experiência imersiva e sensorial e ainda figurinos e um mural grafitado.

Johnnie Walker - Vai apresentar em seu estande os lançamentos: Johnnie Walker A Song of Ice e Johnnie Walker A Song of Fire, que completam a coleção criada pela marca com “Game of Thrones”, da HBO. São produtos inspirados nas Casas Stark e Targaryen que celebram o legado da série, que se encerrou neste ano causando muita movimentação nas redes sociais e repercussão na imprensa mundial. No espaço de 90m² o público poderá experimentar os novos whiskies em shots e também adquirir os produtos em kits exclusivos. A cenografia contempla de um lado o ambiente da Casa Stark. Do outro, a Casa Targaryen.

Mauricio de Sousa Produções (MSP) - A empresa, que comemora 60 anos, revelará novidades do “Mauricioverso”. Na sexta, um painel abordará os projetos da marca, como o anúncio de Graphics MSP, novidades audiovisuais e digitais. No sábado, haverá entrevista com Mauricio de Sousa conduzida pelo editor-chefe da MSP Sidney Gusman.

Netflix - Uma das séries campeãs de popularidade estará em painel no domingo: parte do elenco de “La Casa de Papel” irá se apresentar no evento. Estarão na CCXP Pedro Alonso (Berlim), Alba Flores (Nairobi), Darko Peric (Helsinki), Rodrigo de la Serna (Palermo) e Esther Acebo (Estocolmo). A plataforma de streaming contará ainda com Ryan Reynolds (ele também estará promovendo o filme "Free Guy", da Fox, no sábado) e o diretor Michale Bay para falarem sobre o filme “Esquadrão 6”. A Netflix produziu um vídeo para divulgar suas atrações (veja abaixo).

Nissin - Em seu estande terá ativação e venda do novo sabor de Cup Noodles, o Curry, ao custo de R$ 5,00. A marca vai oferecer quatro ambientes imersivos em seu espaço. Cada uma das salas promete provocar os sentidos que constroem o produto: olfato, paladar, visão e audição. Os participantes também poderão desenvolver suas próprias campanhas em um cenário instagramável.

Pernambucanas - Estará pela primeira vez na convenção. Reconhecida por licenciar produtos Disney, Marvel, Star Wars, Harry Potter, DC Comics, Turma da Mônica, entre outros, a empresa terá um estande de 270m² em formato de loja para expor e comercializar itens de vestuário, cama, mesa e banho desses personagens. O local contará com o espaço #SuaCara que comercializará camisetas exclusivas, estampadas na hora. Quem estiver no evento poderá criar e comprar produtos de seus personagens favoritos: são mais de 100 opções de desenho para serem escolhidos. O Friozinho, famoso ícone que marcou época com o jingle “Não adianta bater” e que ganhou uma nova versão animada recentemente, lançará um episódio inédito de sua websérie, veiculada no YouTube. O Friozinho estará presente em uma coleção de produtos exclusivos que poderão ser adquiridos no evento.

Warner - O estúdio oferecerá atrações interativas de aguardados lançamentos no cinema, séries da Warner Channel, jogos da Warner Games e, pela primeira vez, dos desenhos do Cartoon Network. O estande tem 900m2 e conta com loja e um auditório que abrigará mini painéis e debates ao longo do evento. Nesta edição, as visitas nas principais atrações serão agendadas via aplicativo para evitar filas, que estará disponível para download nesta semana. O estúdio tem alguns de seus títulos em painéis como o do filme “Aves de Rapina - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa”, com a atriz Margot Robbie, que faz a Arlequina (na quinta), e ”Mulher-Maravilha 1984”, com a própria Mulher-Maravilha, Gal Gadot, que se apresenta junto com a diretora Patty Jenkins (no domingo). A Warner Channel entrará ao vivo diretamente da comic con durante os quatro dias do evento, às 19h30, com o programa "Warner ao vivo na CCXP".

CCXP 2019
Datas: de 5 a 8 de dezembro de 2019
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda)
Horários: Quinta-feira e Sexta-feira, das 12h às 21h. Sábado, das 11h às 21h. Domingo, das 11h às 20h.

CCXP 2019

Uma maratona de conteúdo e experiência de marca - lista atualizada!

/