arrow_backVoltar

Cenp-Meios

R$ 14,2 bilhões em compra de mídia em 2020 no Brasil

16.03.21

Em 2020, foram investidos R$ 14,2 bilhões em compra de mídia no Brasil, de acordo com dados do Cenp-Meios, revelados nesta terça-feira (16) pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp).

O número representa uma queda de 18,86% em comparação com os R$ 17,5 bilhões movimentados em 2019 (leia aqui). No entanto, naquela ocasião, a pesquisa teve como base dados de 226 agências e, agora, participaram do estudo 217.

No ano passado, a TV aberta se manteve na liderança na captação das verbas de publicidade, respondendo por 51,9% do share. O dado revela uma tendência de queda de participação do meio: em 2019, a mídia captou 52,8% e, em 2018, 58,3% do bolo publicitário.

Em segundo lugar aparece o meio internet, que continuou crescendo em participação em 2020, subindo para 26,7%, versus 21,2% em 2019 e 17,7% em 2018.

O setor de mídia out of home, que fechou o ano de 2019 com uma participação de 10,5%, sentiu o impacto da pandemia em 2020 e registrou um share menor, de 8,6% no ano passado.

Os valores apresentados pelo Cenp-Meios são os faturados (recebidos pelos veículos, sem o desconto-padrão) e que os dados são obtidos a partir da declaração das agências.

Confira, nas imagens acima, a participação de cada meio e os investimentos por regiões, no ano de 2020.

Cenp-Meios

/