Chute Certeiro

Amstel traz reflexão sobre estereótipos no futebol

24.09.21

Como parte da campanha "Juntos Pela Paixão", criada pelo HNK Lab para a Amstel, cerveja oficial da Conmebol Libertadores, a cerveja apresenta o experimento social “Chute Certeiro” (veja o filme que registra a ação, abaixo), realizado com torcedores que são "apaixonados por seus times".

Para o experimento, a marca entrevistou torcedores e selecionou nove histórias, como a de uma pessoa que viajou dois dias em caravana para assistir ao jogo do seu clube ou de outra que fundou sua própria torcida organizada.

No dia da ação, os participantes tentavam adivinhar de quem era determinada história e as respostas corretas foram reveladas posteriormente em um telão no meio do campo, com o material filmado durante as entrevistas.

O experimento foi captado na Arena Barueri, em São Paulo, com produção da Paranoid e direção do Sala 12 (assista ao vídeo, abaixo). O resultado mostra o preconceito que ainda existe no futebol e a necessidade de esforços para que todos os torcedores se sintam bem-vindos.

No final, a iniciativa anuncia o apoio da Amstel às instituições JogaMigaLigay, projetos que promovem, respectivamente, a inclusão de mulheres e de pessoas LGBTQIA+ no futebol.

"O respeito e a diversidade são dois dos principais pilares de Amstel, por isso buscamos sempre trazer discussões relevantes que possam contribuir para a sociedade. Na Libertadores não poderia ser diferente. Queremos criar cada vez mais diálogo sobre esse tema e apoiar iniciativas que possuem o mesmo propósito que o nosso: mostrar que a paixão pelo futebol une as pessoas, e esse deve ser um ambiente inclusivo e onde todos se sintam respeitados”, defende Vanessa Brandão, diretora de marketing das marcas mainstream do Grupo Heineken no Brasil.

"Amstel quer fazer todo mundo se sentir bem-vindo, inclusive na Conmebol Libertadores. Um campeonato que une tantas nações e pessoas diferentes tem que servir de inspiração contra o preconceito, já que o esporte em si fala com tanta gente”, reforça Felipe Giacon, business lead do HNK Lab.

Ficha Técnica:

AMSTEL – CHUTE CERTEIRO
Agência: HNK LAB
Título: Chute Certeiro (Experimento)
Cliente: Heineken Brasil
Produto: Amstel

Business Lead: Felipe Giacon
ECD/Creative Lead: Quatrocci
Strategy Lead: Renata Valio
Project Director: Marcos Richter
Criação: Bernardo Silveira, Marcelo Carvalho
Atendimento: Luana Garcia, Julianna Carvalho, Ana Frank