Clube 45 Anos

Minha Estrela Inesquecível 22 (Bernardo Romero)

25.06.20

O Clube de Criação faz 45 anos e, para dar tempero e sabor à comemoração, o Clubeonline está recebendo de criativos, produtores e diretores de cena depoimentos para a seção "Minha Estrela Inesquecível", que destaca as histórias que estão por trás de prêmios conquistados no Festival do Clube.

Bernardo Romero, sócio e Chief Creative Officer da The Bloc (NY), conta sobre a alegria de ter conquistado Estrela em TV e Cinema, trabalhando no Rio de Janeiro, com campanha para uma conta do governo (Correios).

Os filmes "Jarra", "Ovo" e "Peixe" (assista abaixo), criados pela Artplan, abocanharam Estrela de Bronze no 35º Anuário (2010).

A seguir, você confere o texto de Romero.

"Eu e meu irmão, padrinho de casamento e ex-dupla Ricardo Dolla, sempre partimos do princípio de que dá pra fazer em qualquer lugar, com qualquer briefing. E esse é um sentimento que me acompanha até hoje, em que me vejo em um segmento da indústria que tenho ajudado a reinventar, quebrar barreiras e derrubar todos os tipos de desculpas por não fazer o bom: o de Healthcare.

Foi daí que partimos de encontro ao briefing de Correios, uma conta de governo que não tinha nenhuma reputação criativa. Dolla, com sua malemolência do Lido, e eu, com minha ginga dos tempos de lambaeróbica, começamos a desviar de todos os "nãos" e "isso nunca vai ser aprovado" que ouvimos pelo caminho.

Dolla foi o pai da ideia e já que o briefing era sobre confiança e rapidez, pensou em objetos grandes que chegariam ao seu destino no meio de uma ação já iniciada pelo protagonista.

Como primeiro exemplo, ele trouxe uma cadeira sendo entregue rapidamente durante numa reunião enquanto um executivo sentava confiante em uma mesa sem cadeiras.

Minha contribuição foi transformar as situações em momentos simples, minimalistas e num formato mais ágil, de 10 segundos.

No time também tínhamos grandes talentos, como Tirre, Tico e Roberto, que trouxeram outros exemplos, conceitos e possibilidades de formatos e a solução sonora no final com os craques da Sonido.

Mas o que foi fundamental mesmo para essa campanha foi a coragem e o comprometimento do Franzé, Medina e todos do atendimento, planejamento e mídia, que defenderam com unhas e dentes um tipo de comunicação completamente nova para o governo, não só como produto criativo mas como formato de mídia sem precedentes para a marca.

Todo carioca sempre sonha em ganhar uma Estrela de Filme, no Anuário. Mas ganhar com uma campanha para uma conta de governo, diretamente do Rio de Janeiro, em um ano em que só 4 campanhas receberam Estrelas, tem um gostinho todo especial."

Leia anterior, sobre a Estrela Inesquecível de Cássio Zanatta, aqui.

Leia também os depoimentos da série Por que o Clube faz parte da minha história?, aqui.

Clube 45 Anos