arrow_backVoltar

Clubeonline em debate

Campos fala sobre estágio não remunerado nas agências

27.11.07

"Acredito que um estágio, especialmente em propaganda, deve ter a função de treinamento. Pior que um estágio não remunerado é aquele no qual o estagiário passa um par de meses na agência e não tira nenhum aprendizado disto.


As agências têm, a meu ver, uma obrigação profissional de dar ao estagiário chance de aprender ou no mínimo conhecer melhor sobre aquela que deverá ser sua profissão futura. Salário mínimo mais ticket, ok. Mas além disto, conhecimento e oportunidade deveriam constar da folha de pagamento de qualquer estagiário.


Infelizmente não é a prática do mercado. Hoje, cabe ao estagiário função de faz tudo e ponto final. Comprar pãozinho na esquina? Manda o estagiário. Embrulhar os presentes da festa de fim de ano? Passa pro estagiário.


Ainda este ano daremos início ao programa de estágio virtual na Santa Clara. É um programa baseado nesta visão crítica.  Funciona mais ou menos assim: uma seleção por entrevista online determina um grupo de cerca de 7 estagiários virtuais. Uma vez selecionado, cada estagiário terá um tutor dentro da agência, que não apenas passa jobs para ele, mas acompanha, critica, orienta. Ao final de 3 meses, temos o objetivo de estabelecer um grupo de cerca de 3 trainees, estes sim não-virtuais, que passarão um período de experiência (remunerada, claro) dentro da agência. Acreditamos ser mais justo, mais produtivo e inteligente tanto para agência quanto para os estagiários.


Lançaremos o programa em dezembro deste ano, torço muito pra dar certo porque acredito que é um avanço em relação ao padrão atual do mercado."


Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara


Comentários


Eu mesmo - Fernando, se antes eu já era um admirador dos trabalhos da Santa Clara, agora passo a ser da estrutura da agência. Com certeza tentarei ser um dos 7 estagiários virtuais. Parabéns pela iniciativa.


Bruno - Fernando, com certeza você deve saber o que isso significa para o mercado publicitário. Isso que a Santa Clara está fazendo é uma injeção de ânimo em todo mundo que presta vestibular para publicidade e propaganda! Boa. Acertaram mais uma vez.


Mau Filho - Eu me lembro que aos 18 fiz uma entrevista com um Diretor de Arte de uma agencia GRANDE em SP, ele me disse que eu não tinha experiência técnica "eu tinha acabado de entrar pra faculdade" embora desenhasse a muitos anos. Eu achava que o fato de eu ler 6 duzia de livros de literatura por mes, artes, fotografia, me dava alguma credencial - engano fatal. Ele queria PHOTOSHOPERS, CORELS, enfim. Não precisa dizer muito. Hj com quase 30, vejo muito moleque indo por esse caminho - so a tecnologia e mais nada.


Yo mismo - Bruto. Dá-lhe Santa Clara.


batman - Por que só Fernandos opinam sobre este assunto?


Wanderley Moreno - Acho que um bom estágio, com um programa definido e objetivos reais de ensinar os jovens, nao precisariam ser remunerados, já que a maioria dos diversos cursos do mercado são pagos. Contudo, se há uma "exploração", no bom sentido, da mao de obra da pessoa, uma bolsa auxílio é fundamental. A idéia da Santa Clara é genial. Já estou aguardando a abertura das inscrições.


Josiel Mendes - Fala sério eim, ainda bem que existe pessoas ainda com visão realmente profissional, não apenas comercial... PARABÉNS Fernando, com certeza tentarei também ser um desses 7 estágiarios...


Bruno Tavares - parabéns pela iniciativa. Se você conseguir colocar na prática esse "desejo", será um grande passo.


Guilherme - Essa idéia do estágio virtual é muito boa realmente. Isso facilitará a participação de estagiários de outros estados.


Maria Helena Antunes Cunha - Muito boa a iniciativa. Vou tentar certo.


Escravo - Ótima iniciativa, mas voltando ao assunto da exploração...


Cassio Ranheta - Ah, mas não é mesmo uma idéia sensacional? É exatamente do que a propaganda precisa: mais diamantes brutos em busca de lapidação entupindo a recepção com portifólios péssimos dizendo "ah, mas na santa clara eles pagam um salário mínimo e dão ticket...". Estagiário tem que sofrer para criar casca, tem que passar fome, tem que ficar até tarde todo dia só pra pegar a pizza que a produção gráfica pede na madruga. Trainee? Que coisinha de marqueteiro. Vão pra casa pensar, ter as idéias, que isso sim é difícil e está em falta.


Completo? - Achei que aconteceria um debate sobre a remuneração nas agências (ou a falta dela) e não a promoção das mesmas. Parece político...


Helena - Eu, pós graduada, não consegui estagio, nunca! Por falta de experiência! ?!?!?! Enfim, acho justo pagar pelo serviço porém, no caso de estagiário, acho que, mais importante que o salário, é a disponibilidade da empresa (seja qual for) ter um tempo, nem que seja 2 horas por dia - logicamente que no início-, para ficar o lado do estagiário explicando as funções dele. Depois solta para o mundo. Em relação a ir na padaria, penso que vai do bom seno de todos, é simples e qualquer um pode fazer, né? Adorei a idéia do estagiário virtual, assim, pode-se contratar mais gente, pagar menos e atender a todos! Alguém precisa de uma redatora? rs.


sergio - sempre otimas idéias na santa clara! mt interessante! vai ser interessante!


Roberto - Muito boa essa iniciativa do Clube em debater esse assunto e também a proposta da agência. Pois vejo pessoas se submetendo a isso em um mercado que não valoriza mais a qualidade profissional e sim o carimbo de passagem por agências de nome. Hoje contratam profissionais ex-isso, ex-aquilo por isso que o mercado atual está cheio de "ex-tagiário".


Lousada - Falta vergonha na cara, tanto do patrão, quanto dos estagiários. As agências os contratam, porque eles são bonitinhos, arrumadinhos, tem educação de classe média, enquanto os copeiros, e empregadas, são o contrário disso. E como tem publicitários em agência grande que são metidos ao que nunca conseguirão ser, eles moram no Brasil e acham que estão na Suiça, preferem os jovens burros estudantes que gostam de serem explorados. E não me venha com a tal desculpa, " a minha agência remunera e tem o programa tal", porque isso é marketing institucional.


Joao - Só uma pergunta. Nesses 3 primeiros meses, os 7 estagiarios ficaram sem remuneracao?


Natália - Marketing ou não, vai dizer que não é uma ótima oportunidade de realmente aprender? Tô na fila.


- UFAA!!! Já era hora de começarem a mudar isso! Achei muito boa a iniciativa da Santa Clara, espero que sirva de incentivo para que outras agências façam o mesmo. Eu estou fazendo estágio a um ano em direção de arte, posso dizer que nesse tempo aprendi e evolui muito, mas em todas as agências que passei até agora sempre tive que pagar pra trabalhar (atualmente não estou ganhando nem vt nem vr). Por mais que a gente saiba daquele discursinho do mercado publicitário que "no início é assim mesmo... pra aprender tem que passar por isso!!" todo mundo concorda que elogio não paga ônibus nem alimentação, e que pra fazer estágio e entrar bem preparado no mercado, está saindo bem caro! E o pior, chega um momento que começa a desmotivar... (E eu ainda tive o privilégio de não terem me colocado na listinha de "quem vai na padaria hj??") Enfim, parabéns Santa Clara e valeu Clube, perdi 2 kgs de indignação depois dessa! heheh


estagiário - mkt institucional ou não, como querem rotular e desmerecer alguns aqui, a iniciativa deve ser incentivada e aplaudida. Se estão fazendo isso pra vender a agência, que seja, que aconteça, tá bem vendido e bem pago. Mudando um pouco de assunto sem sair do debate: olhando a biografia de alguns grandes criativos do país, alguns deles começaram "tarde", acima dos 30 anos muitas vezes e com bocas pra sustentar. E chegaram longe. Aí vem: ora, como um cara com família, filhos e tal, com "essa idade" poderia se dar ao luxo de trabalhar de graça? só sendo rico, ou filho de. E mais: como o cara, de repente, sem formação na área (muitos são formados em outras), com família e o escambau, entra de estagiário sem receber e, pouco tempo depois, pouco tempo mesmo, é efetivado e vira estrela? simples: o cabra tem costa larga e grana no bolso pra andar no mesmo círculo dos ricos donos de agência. é amigo dos clientes, enfim, faz parte da panela.


Pasquale Cipro Neto - gente é um inorme prazê participa desse prosesso! E melhior ainda vai cer apriender a fazê leiaute.


Marcelo - Torço para essa iniciativa ser copiada pelas agências do Rio. Cada vez mais fã da Santa Clara.


Maria Helena Antunes Cunha - Eu também acredito que há uma panela e que tem gente por aí dando valor ao que não importa no processo de propaganda. Mas não podemos generalizar. Tenho esperanças de que ainda existam pessoas de mente aberta que contratam estagiários pelo talento e não pelo "estilinho" ou por uma soma de mil cursinhos. O jeito é ir à luta na cara e na coragem e se preparar para ouvir de um diretor de criação bem mau-humorado um "sai fora daqui" bem gritado. Realmente é difícil de se conseguir estagiar em agência. Mas olhando pela minha vivência com o meio academico, muitos dos meus colegas de faculdade nem procuram estágio em agência, dizendo que é impossível, que não têm coragem e talz. Eu, particularmente considero como medo de levar o não. Hoje tô estagiando em uma boa empresa, ganhando razoavelmente bem e sou também razoavelmente feliz. Mas o meu sonho está lá, na cadeira de estagiária(a mais ferrada) de uma boa agência. Nem que tenha que levar uns bons "some da minha frente" de leve. É como dizem por aí, Imposible is nothing.


celso muniz - estágio virtual? a santa clara chegou atrasada. a massapê, em recife já faz isso. conta outra.


Paulete - Celso, será que você entendeu? Acho que o objetivo é dar um estágio num formato mais legal, não inventar a roda. Se a Massape ou a Gerimboca Associados já fez, ótimo. Tomara que outras mais façasm, não? Ou será que todas as agências do mundo devem cancelar seus programas tradicionais de estágio. Sim, porque uma delas deve ter feito primeiro.


Big Boy - Ah, Celso, obrigado pela dica. Agora eu quero é estagiar na Massapê, não na Santa Clara. Hahahaha, que animal...


 

Clubeonline em debate

/