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Coincidência II

Vale comenta sobre semelhanças entre logos

04.12.07

A diretora de comunicação institucional da Companhia Vale do Rio Doce, Olinta Cardoso, conversou com a reportagem do Clubeonline sobre as semelhanças entre os logotipos da mineradora e da empresa que atua no setor calçadista, a Vitelli (leia aqui). 


De acordo com Olinta, a Vale trabalha com "símbolos universais" na composição da sua logomarca. "O símbolo, um triângulo virado, como uma letra 'V', é comum, assim como o nome 'Vale'. Muitas empresas carregam esse nome. Muitas outras utilizam o símbolo", admite a diretora. "Nós não procuramos por algo exclusivo, o 'V' é um sinal universal", argumenta.


Segundo a executiva, o que diferencia a Vale não é o logotipo por si só, mas toda a personalidade da marca e o trabalho de gestão de branding desenvolvido. "O símbolo tem tudo a ver com a atitude da marca. A letra 'V', além de remeter à Vale, faz alusão ainda à 'vitória', 'valor', atributos que se identificam com a companhia", justifica.


Olinta diz ainda que a logomarca traz um design global: lembra um coração verde-amarelo, para destacar a origem brasileira da companhia que tem atuação no mundo. "Além disso, o verde representa o setor de mineração, remete aos vales, e o amarelo, à riqueza. O desenho todo também faz referência à cava de mineração", explica.


Por fim, a diretora conta que a parte superior da logomarca traz o símbolo do infinito, num sinal de que a Vale atua mirando o longuíssimo prazo, contando com pesquisas com foco no futuro.


Como a empresa de calçados Vitelli atua num segmento de mercado totalmente distinto do da Vale, não há impedimento legal para a utilização dos logotipos semelhantes.


A Vale investiu US$ 50 milhões no desenvolvimento da nova logomarca, incluindo todo o processo de branding para os próximos quatro anos.


Leia anterior sobre assunto e confira os dois logotipos aqui.


Comentários

bruno - Desculpem, mas, 50 milhões pra criar uma forma já existente? Eita!!!!!


Lavoisier - Tudo isso pra explicar um logo chupado?


Duda - Pow... Por 50 milhões eu comprava a Viteli, mudava o logo, pagava o estúdio de design e ainda usava o troco pra comprar uma pizza com chopp.


Alysson - sinceramente q explicação mais mixuruca, vou voltar ao mercado de I.V.. criar manuais de marca e estudo de marca vê se consigo uns 50 milhões de trocado ai!


Uniqueness - Esqueceram de mim!


Carlos - Por 50 milhões, eu pago pelo Swoosh da Nike e vendo muitos Congas...


x660 - Já que a empresa não procurava algo exclusivo (como disse a própria Olinta), precisava gastar 50 MILHÕES por algo não-exclusivo ??? Que conversa mais atravessada...


Marcel - Também concordo com o comentário anterior. Uma cópia de 50 milhoes... é muita falta de cultura publicitária pra fazer uma besteira dessas e ainda aprovar por 50 milhoes. Será que alguém levou alguma vantagem numa dessas? E o registro de patente da marca?

julho - o bruno, uma coisa é o investimento em campanha outra coisa é a marca.


Alexandre - Realmente tenho que concordar com o Bruno, se eles tivessem me pagado 10.000 eu teria criado uma logo para eles sem copiar uma já existente.


Pedro Carvalho - Se a Vale não se preocupa com exclusividade, porque seus clientes se preocupariam em comprar minérios da Vale, eles também não são exclusivos, ou tem diferencial? Isso é uma falta de respeito com o Design no Brasil e seus profissionais.


Luiz Fernando - Que explicação infeliz. "Símbolo universal" e "marca global" não justificam a Vale aprovar por "algo não exclusivo" ou "comum". A diferenciação de marca começa pelo seu DNA, sua personalidade, se expressa em sua identidade e na gestão da imagem de marca em relação com os mercados em que atua e os diversos públicos. Quer ser a primeira no mundo com cabeça de quinta. Onde foi parar o a estratégia de marca, o posicionamento?


bruno - pra mim ficou clara a frase: "A Vale investiu R$ 50 milhões no desenvolvimento da nova logomarca." Isso não é investimento em "campanha", pelo menos não entendi assim.


Nota da redação: A Vale esclarece que o investimento de US$ 50 milhões no desenvolvimento da logomarca inclui todo o processo de branding para os próximos quatro anos.


FElipe - Este é o Valor da Vale!? Onde foram fazer mesmo o logotipo? Quanto tempo de pesquisa? Porq não chamaram o Wollner?


Carlos Cuco - é impressionante como, a imensa maioria, dos clientes "pede" para ser enganado. ou pior, como a grana não sai dos respectivos bolsos, os diretores e gerentes de mkt da vida não estão nem aí para o processo. querem mais é ser paparicados pelas agencias, com conceitos esdruxulos e sem sentido. 50 milhoes por 4 anos de branding é, no minimo, motivo p demissao sem justa causa dos responsaveis. para chegar no resultado que chegaram, qq estudiozinho da vida chegaria. e por muito, mas bota muito aí, menos que os 50 paus...


Wagner - Será que agora o Cauduro vai se aposentar?


bruno - Por 50 milhões qualquer um ficaria com o Cauduro!


Rodrigo - R$50 milhões? Não Vale.


AC - Publicitário tem que meter ideia até em comentário. Numa boa, ficou feio? Isso ninguém parou pra falar. Ficou ruim ou não funciona como símbolo da marca? isso também ninguém falou.... Para receber a chance e a verba pra criar uma nova identidade de um empresa de mais de R$150 bi não basta achar que sabe. Ficou boa a nova marca. Se parece ou não com outra não importa. Essa nova marca vai engolir qualquer outra. E sinceramente, vocês acham que os criadores desse logo vieram chupar o logo da Vitelli! Pelo amor de Deus, tem que ser muito inocente pra pensar nisso!.... Que pena.


Daniel - Acho este espaço de comentários muita vezes divertido. Nesse caso, a semelhança visual entre as marcas, apesar da enorme distância na execução e no significado, é até engraçada. A única coisa que me deixa preocupado é o tamanho da piada. A vontade que muita gente tem em diminuir abertamente o valor de um trabalho, a crítica com argumentos primários e o Pig Spirit falam mais alto do que o bom senso. São as cores do Banco Real? São as cores do Brasil, ora. No final, o que fica para quem está na posicão de comprador é que o próprio mercado acha muito caro o que produz. Opiniões à parte, um tiro no pé.


cláudia - A marca ficou muito boa sim, mas isso não basta. Qualquer bom designer sabe que o óbvio ululante é apenas isso: óbvio demais. E pra pensar no óbvio ninguém cobra 50 milhões de dólares...

André - Não quero parecer funcionalista nem ingênuo demais, no entanto, acho que a questão verdadeira sobre o assunto é a seguinte: A logo é boa ou ruim? Independentemente do fato de ter sido chupada, infelizmente.


tevo duraes - 50 milhões valeria se tivessem sido profissionais. E pra que ir aos EUA para encomendar uma marca para uma empresa 100% nacional. Temos centenas de profissionais para isso... gente de talento internacional - pessoa física e jurídica. Isso está me cheirando coisa de Simpson. A jacuzada achou o máximo ir aos EUA. Deu no que deu. Não valeu a pena!


otavian o - a marca soa antiga. feia. com certeza acreditar que foi copiada é sem sentido, mas que a criação foi algo que passou longe do conceito da marca, fica claro. mas, com dinheiro e investimento, é óbvio que ela irá se impor e o coitada da marca de sapatos é que terá de mudar sua logo.


pedro - Se a logo da loja de calçados vai mudar eu não sei, mas que eles podiam mudar o conceito que parece de sorvete deviam. Que que acham de "Vtelli, um calçado que vale."?


Criativo de Galochas - É, a coisa está dura mesmo! Chuparam bo-ni-to!


Adriano - Independentemente de parecer ou não, na minh aopinião é investir 50 milhões em uma empresa de fora, com tantos profissionais competentes aqui no Brail. Já que a empresa diz valorizar tanto os nossos conceitos, podia manter esse dinheiro dentro de país.


Silas - São 50 milhões "incluindo todo o processo de branding para os próximos quatro anos." Não é o valor que cobraram e sim o investimento para trocar toda a identidade visual, comunicar e construir esta marca nos próximos 4 anos. Muito fácil criticar com uma leitura tão superficial de tudo.


x660 - Alguns ficaram defendendo esse trabalho FRACO. Fica aqui a minha sugestão para eles: enviem emails de súplicas à VITELLI para que desistam de entrar com o processo contra a Vale. E unam-se à Vale para tentar convencer o juiz de que não há semelhança entre os símbolos das duas empresas. Tarefa fácil... basta comprar o juiz por 50 milhões.


Andre K. - Na boa galera.... ambas poderiam ser logomarcas de TEMAKI EXPRESS, é isso que eu acho. LOL!


Gilson Victor - QUalquer aspira a publicitário sabe que o próprio conceito de identidade de marca implica exclusividade. A Vale pagou pelo quê, já que ninguém envolvido demonstrou saber nem mesmo o próprio conceito de logomarca? Esqueçam o ego, ok? Foi uma infeliz coincidência? Sim, elas acontecem. Não tentem explicar, assumir é mais elegante.

felipe setlIK - ta faltando muito respeito entre os profissionais de design. muita piadinha e pouco argumento. Cada um faça o seu trabalho da melhor forma possível e não fiquem queimando o filme dos companheiros na base da gozação. Falem como adultos.


Solon C. de Araujo - Pessoal, vamos ler com cuidado a notícia. Os 50 M não são só para a criaçào da logomarca, mas para um trabalho de branding PELOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS. é querer "pichar" julgar que a Vale pagou o valor apenas para desenvolver a logomarca. É um trabalho de vulto, como só uma empresa do porte da Vale poderia fazer. Será que o pessoal conhecia a Vitelli? Duvido. e se a marca passou no INPI é porque é válido. Mas a verdadeira contrução da marca é se ela vai "emplacar" ou não. O visual é simples, com poucas cores, seguindo uma tendência moderna de logos não rebuscados. No meu entendimento, o visual é importante, mas ele tem que ser validado e desenvolvido por todo o trabalh posterior de construção. Se o trabalho a seguir, a logo se firmará, apesar de toda a "pichação" atual Acho que valeu (sem trocadilhos...).


Saul - AOS ESPECIALISTAS DE PLANTÃO A marca da Vale alcançou, em menos de uma semana, o valor de R$ 2,8 bilhões e já é a sétima mais valiosa do Brasil, atualmente. Temos mais é que torcer para esse mercado crescer, com mais investimentos em branding. Todos ganham. Saul Iverovich- RJ.


Bruno2 - VOCÊ SABIA? Que a Vale está entre as 20 maiores empresas do mundo? Que é uma empresa 100% brasileira? Que nós deveríamos ter orgulho de termos a primeira marca global do Brasil? Uma empresa brasileira que pode chegar a US$ 200 bilhões de valor de mercado gasta US$ 50 milhões para implantar seu branding em nível mundial em quatro anos... Isto é 1/6 do que a BHP Australiana gastou faz 10 anos atrás para fazer a mesma coisa. Moral da história: será que é porque a empresa é brasileira? Dos profissionais que opinaram acima, quantos desenvolveram uma marca global? Uma empresa que tem o melhor desempenho histórico de todas as empresas no Brasil mereceria ser tratada com mais respeito. Eis a grande diferença entre os brasileiros e os europeus, japoneses e americanos: lá eles respeitam suas instituições empresariais. B2


Caio Túlio - PAREM PARA PENSAR... o Daniel tem razão. Uma empresa que vale o que a Vale vale (US$ 170 bi), deve saber o valor do dinheiro. No final, podemos dar um tiro no pé, achando que o valor pago foi muito alto. Gente: vamos crescer!


Marson - Não sou profissional da área mas a notícia me chamou muita atenção. Acredito que independentemente do valor pago e de qual serviço inclui este valor, faltou o mínimo de prudência aos reponsáveis pelo projeto. Sabemos que qualquer pessoa física ou jurída podem hoje consultar registros no site do INPI e ficaria muito surpreso se, uma empresa do porte da Vale, não se assessorasse através de alguma empresa de registros de Marcas e Patentes que faça uma pesquisa prévia. Hoje, independente dos clientes, a Vale como empresa de capital aberto deveria dar uma resposta no mínimo aceitável aos seus investidores e não um discurso patético que lembra um primeiroanista de faculdade. "...o verde representa o setor de mineração, remete aos vales, e o amarelo, à riqueza.", ora bolas seria mais bonito se dissessem, "O verde e o amarelo nós copiamos do Banco Real." ou vão me dizer que só existem estes tons de verde e amarelo. Nada contra os profissionais que o desenvolveram, quem sabe não foi um gerente louco que chegou com a tampa de um sapato viteli e disse: "Quero parecido com isto, se vira, usa as cores do Real mesmo, a diretoria tá pressionando." e este profissional teve 2 dias pra desenvolver a marca... Beira o absurdo.


Flávio Vargas - Produzi uma vinheta fundindo os 2 logos mais o do Banco Real, confiram: http://www.youtube.com/watch?v=KIaAIjFFpRU


Valter Hara - Sem entrar no mérito se é plágio ou não, será que ninguém considerou que a Vale é uma empresa com 100 mil empregados e que atua em 28 países, incluindo Japão, China, Coréia, Indonésia, Índia entre outros que usam alfabetos completamente diferentes do ocidental? Imaginem atualizar toda a identidade visual de uma empresa desse tamanho e todo o material que precisará ser refeito. Não é à toa que o valor é astronômico e que foi preciso contratar duas empresas para executá-las.


 

Coincidência II

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