Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mercado Livre incentiva empreendedorismo negro
Como parte da campanha sobre afro-empreendedorismo do Mercado Livre, os rappers Djonga e Tássia Reis apresentam a música “Ostentação da Cultura" (assista ao videoclipe, abaixo), que pretende exaltar o poder da cultura negra.
Criada pela GUT São Paulo, a campanha tem o objetivo de destacar os empreendedores negros que usam a plataforma Mercado Livre para levar suas criações a consumidores de todo o Brasil.
Na música, os artistas fazem uma alusão à cultura da ostentação. No entanto, em vez de trazer marcas internacionais, como em muitas músicas do gênero, marcas nacionais assinadas por criadores negros são colocadas em evidência, como objetos de desejo.
Marcas autorais de empreendedores negros, como “Da Minha Cor”, “Resisto OPM”, “Preta Pretin”, "Modash" e “Soul Brio”, são algumas das mencionadas no clipe. Cada vez que uma delas é citada, há um link que leva o público a outra página, onde é possível conhecer mais sobre a história da marca e a experiência pessoal de seus criadores.
"Por meio da música, Djonga e Tássia nos ajudam a valorizar e enaltecer a cultura negra no Brasil. Esse projeto, que pelo formato engajador nos ajuda a levar nossa mensagem de diversidade e inclusão a mais pessoas, reforça o nosso compromisso com o incentivo ao empreendedorismo negro", comenta Thais Souza Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre para América Latina.
“Vejo esse clipe como uma oportunidade de criar um novo imaginário em que pessoas pretas são prósperas e vivem em harmonia. Poder dirigir um projeto como esse é uma das melhores experiências para mim, enquanto diretora preta”, observa Thatiane Almeida, diretora de cena do videoclipe.
"‘Ostentação da Cultura’ é mais uma ação que convida o público a olhar para a diversidade, nesse caso com o viés da equidade racial, e a ser agente de transformação a partir de pequenas ações possíveis, como comprar de empreendedores pretos", pontua Bruno Brux, ECD da GUT São Paulo.
Neste ano, em conjunto com a PretaHub, o Mercado Livre lançou a loja oficial da Feira Preta na plataforma (aqui), que oferece ao público uma curadoria de marcas de empreendedores negros. Todas as marcas mencionadas no clipe estarão disponíveis na loja e em uma página desenvolvida exclusivamente para a ação.
Leia mais sobre a Feira Preta, aqui.
Ficha Técnica:
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Ebazar
Produto: Mercado Livre
Título: Ostentação da Cultura
Duração:
Clipe: 5’
Mini Docs: 5x30”
Território: Nacional
ECDs: Bruno Brux e Murilo Melo
Creative Directors: Linus Oura e Tiago Abreu
Creatives: Andressa Cruz, Júnior Santos, Will Santos, Kayran Moroni
Social Creatives: Mariane Almeida, Clécius Gonzaga
Global CSO: Fernando Ribeiro
Managing Director : Valéria Barone
Regional Account Director: Natalia Noya
Account Director: Raphaela Guillen
Account Manager: Giovanna Falvino
Account Assistant: Larissa Benjamin
Head of Strategy: Amanda Agostini
Strategy Director: Mercedes Barusso
Strategy: Amora Marzulo, Bárbara Reis
Strategy Consultant: Camila Camargo, Gabriela Neves
Social Strategy Director: Douglas Coelho
Social Strategy: Bruce Vital, Paula Baião
Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante
Media: Douglas Silveira, Laura Cardeal, Jayane Lopes, Caio Melo
Head of Production: Mariane Goebel
Production Manager: Thaís Schroder
Clipe
Marcas:
AYO MODA CASA
CLICHÊE
DAMINHACOR
DUO
IYÁ OMI
MODASH
PRETA PRETIN
RESISTO OPM
SOULBRIO
ZKAYA MODAS
Estrelando:
DJONGA
TÁSSIA REIS
Elenco:
Lúcia Nascimento
NáLù Pimenta
Moara Sacchi
Ella Santos
Isaquiel Winchester
João Victor
Direção de cena: Thatiane Almeida
Produtora de imagem: Magma
Produção executiva: Marcela Santos
Atendimento: Raquel Andrade
Fotografia: Daniel Belinky
Assistente de direção: Vinicius Ferrari
Figurino:Naiara Albuquerque
Beleza: Welida Souza
Produção de elenco: Manu Menezes
Direção de arte: Poliana Feulo
Fotógrafo Still: Jef Delgado
Coordenação de produção: Renata Munaretto; Gabriela Carvalho;Jonas Matos
Diretor de produção: Guilherme Valiengo
Assistente de produção: Lohann Oliveira e Maria Rita Miranda
Produção de locação: Carla Tavares
Coordenação de pós produção: Raphael Tarso
Montagem: Victor Cohen
Colorista: Eli Silva
Effects: Junior Spinella;Bruno de Castro;João Pessoa;Rodrigo Peres
Produtora de Som: HEFTY
Música: “Ostentação da cultura”
Composição: Tássia Reis e Djonga
Produtor: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini, Rud Lisboa e Cris Botarelli
Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti
Coordenação: Ana Cordeiro e Susi Rodrigues
3D: Thiago Mucci
Produção Mini Docs
Direção geral e cena: Vitor Manon
Direção de fotografia e operação de câmera: Raphael Savelkoul
Produção Executiva: Karine Reis
Atendimento: Sarah Costa
Som Direto: Tamis Haddad
Beleza: Cleiton Santos e Maria Romero
Loggers e assistentes de set: Camila Cavanha, Yutha Matsuda e Victoria Vitorino
Coordenação de pós-produção: Vitor Manon
Edição e finalização: Camila Cavanha e Yutha Matsuda