arrow_backVoltar

Com Grazi Massafera

Campanha da L'Occitane é criticada por caju em posição invertida

17.10.23

A L’Occitane au Brésil chamou a atenção de internautas nas redes sociais depois que publicou o filme "É Tempo de Caju na Pele" (assista abaixo), protagonizado pela atriz Grazi Massafera.

A peça mostra uma imagem invertida do caju, que aparece grudado no galho da árvore pela castanha, e não pelo pedúnculo - que é como ocorre na realidade. Além disso, a árvore usada na produção não é um cajueiro.

O esforço promove o lançamento de uma linha de produtos para a pele à base de caju. A direção criativa da campanha foi feita pela OutPromo e a produção e direção do filme é de Marcella Rica, videomaker.

Muitos internautas brincaram com o erro e comentaram nas redes sociais da marca. O Instituto Caju Brasil (ICB), de Fortaleza, criticou a comunicação: “esperamos, sinceramente, que a empresa possa corrigir o seu erro, através de campanhas compensatórias. O setor já vive diversos problemas, e ter a imagem da sua 'identidade' descaracterizada é muito triste”.

Procurada pelo Clubeonline, a L’Occitane au Brésil se posicionou sobre o assunto. Leia abaixo, na íntegra:

"Ao receber a gravação da campanha e perceber que o caju estava ao contrário, o time de marketing da L’Occitane au Brésil decidiu seguir o tom de voz leve, bem-humorado e descontraído da marca e seguir com o vídeo para gerar estranhamento e engajamento nas redes. A decisão por essa estratégia também leva em consideração o maior benefício dos produtos da linha: o potencial firmador - tão incrível que até o Caju virou de ponta cabeça.

L’Occitane au Brésil homenageia e celebra a cultura e flora brasileira. Sempre próxima de todas as etapas do processo de produção e das pessoas envolvidas nele, recentemente foi reconhecida como empresa B, pois assume total responsabilidade socioambiental sobre suas linhas de produção e realiza projetos sociais com diferentes comunidades pelo Brasil.

A marca atua na cidade de Apodi (RN), em parceria com a COOPAPI (Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável) desde 2013. A Cooperativa fornece a conhecida 'carne de caju', resíduo de polpas que, antes da nossa parceria, era descartado sem nenhum valor econômico e, hoje, com a comercialização, contribui para a geração de renda dos cooperados.

Hoje, COOPAPI conta com mais de 200 colaboradores da agricultura familiar que são beneficiados direta ou indiretamente com nossa parceria. Temos um time técnico que acompanha constantemente as atividades locais por visitas periódicas na COOPAPI e nas áreas produtivas dos produtores fornecedores. Lá, são realizadas orientações técnicas de boas práticas de manejo e treinamentos para orientação das melhores técnicas de produção, visando a segurança do trabalho, qualidade da matéria-prima e a conservação do meio ambiente."

Com Grazi Massafera

/