arrow_backVoltar

Conar

Alteração em comerciais da GVT e do Grand Siena

19.09.12


O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) recomendou, em reunião ocorrida nesta terça-feira (18), a alteração do filme "Já é amanhã" (leia e assista aqui), criado pela Loducca para GVT.



O comercial, que traz o conceito "Você no futuro, hoje", foi alvo de reclamações da operadora de telefonia Oi, que questionou várias das afirmações feitas durante o filme, alegando que elas são "genéricas" ou "impossíveis de ser comprovadas".



O Conselho recomendou a alteração de duas das frases usadas na peça: "Amanhã você vai fazer ligações ilimitadas para fixo e até de graça para celular", por considerar que deveriam constar no filme mais informações sobre o pacote que torna isso possível, e "Amanhã você vai ter banda larga de 100 mega e receber exatamente a velocidade que contratou", por entender que é uma afirmação que não pode ser comprovada.



Houve ainda a recomendação de retirada da frase "Amanhã você vai ter certeza de que é respeitado e vai ser atendido por quem resolve na primeira ligação". O Conselho considerou que as falhas de treinamento existentes em qualquer SAC - em maior ou menor grau - comprometem a afirmação feita no filme.



O Conselho também recomendou a alteração do comercial "Margarina" (leia e assista aqui), criado pela Leo Burnett Tailor Made para o Grand Siena, da Fiat. O filme já havia sido alvo do Conar em julho, quando a Bunge reclamou que agência e anunciante se apropriaram de conceito criativo usado por marcas de margarina e o "ridicularizaram" (leia aqui).



Dessa vez, o motivo da reclamação foi outro e o filme foi julgado novamente: consumidores indicaram que o filme apresenta o câmbio do automóvel como "modelo Dualogic automático", quando na realidade, trata-se de um câmbio "automatizado". O Conselho concordou com as denúncias e recomendou alteração. O comercial deve, portanto, adotar a palavra "automatizado" para se referir ao câmbio do veículo.


Conar

/