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Conar

As decisões sobre Sadia e Skol Ultra

14.12.15

O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) manteve a decisão de recomendar a sustação do comercial "Ode à Comida" (assista aqui), criado pela F/Nazca S&S para Sadia.

O filme, que apresenta o conceito “Sadia entra com os ingredientes, você põe o encanto”, foi acusado de plágio pelas empresas Vigor e Arla, que o consideraram muito parecido com "A magia de cozinhar" (aqui), da marca de manteiga Lurpak.

Em outubro, os conselheiros do Conar já tinham decidido pela recomendação de suspensão do comercial, mas a BR Foods (dona da Sadia) e a F/Nazca recorreram da decisão, alegando que ligar magia à cozinha "não pode ser considerado um direito autoral".

No entanto, por maioria dos votos, o conselho considerou que havia "demasiadas coincidências" entre os comerciais. Ainda cabe recurso, já que a decisão não foi tomada por unanimidade.

Outro caso de recurso ordinário julgado pelo Conar na semana passada, "Skol Ultra - A cerveja oficial dos atletas não oficiais", resultou em advertência - por maioria de votos - à AmBev e à Wieden+Kennedy.

Tanto a legislação quanto o código de autorregulamentação publicitária não permitem a associação entre esportes olímpicos e bebidas alcoólicas.

O Conselho de Ética do Conar reconheceu que o comercial da cerveja, chamado "Feeling Good" (leia e assista aqui), não fere essa recomendação - apesar de mostrar pessoas se exercitando. Por isso, mesmo sem recomendar alteração ou suspensão da peça, decidiu pela advertência, alertando agência e anunciante para que tenham um "cuidado redobrado" nas próximas campanhas, uma vez que a relação esportes/álcool, notada inclusive por consumidores que reclamaram do filme, "encerra riscos" e pode gerar "potencial polêmica" na visão dos conselheiros.

Leia anterior sobre o assunto aqui.

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