arrow_backVoltar

Copa do Mundo

FIFA esclarece regras para ações de marketing em evento

16.05.13


Vicente Rosenfeld, consultor de proteção às marcas da FIFA, apresentou oficialmente ao mercado publicitário as ações de marketing permitidas na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, em encontro promovido pela ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).



“A intenção da FIFA não é a de atrapalhar o trabalho do mercado publicitário, mas, sim, combater o uso indevido de marcas e símbolos relacionados à Copa das Confederações da FIFA e à Copa do Mundo da FIFA, além do marketing de emboscada”, declarou Rosenfeld.



De acordo com ele, “as normas adotadas têm como finalidade contribuir para defender os direitos dos patrocinadores dos eventos”.



O executivo destacou, por exemplo, a proibição de associar marcas de empresas não patrocinadoras a ações como promoção de ingressos, tabelas de jogos, marketing de emboscada, de intrusão ou de associação, bem como distribuição de produtos ou brindes na área de restrição comercial nas proximidades dos estádios.



Rosenfeld lembrou que a FIFA já fez uma análise no entorno dos estádios para levantar as empresas da região e o tipo de letreiros e publicidade expostos. Com isso, estas empresas não poderão alterar esta configuração para “promover-se com o evento, nem aceitar a ocupação de seu espaço por terceiros”.



Outras informações no site da FIFA.

 


Copa do Mundo

/