arrow_backVoltar

Cria da Quebrada

2ª edição de projeto de formação criativa para negros

09.05.24

Com o objetivo de ampliar a presença de profissionais negros no mercado, a P&G Brasil, em parceria com a Grey Brasil, Miami Ad School e Universidade Zumbi dos Palmares, recebe inscrições (aqui) para a segunda edição do programa Cria da Quebrada, parte da plataforma Racial 360º.

A iniciativa gratuita tem a missão de capacitar profissionais pretos e pardos de todo o Brasil, a partir de 18 anos, para atuar na indústria criativa.

Na primeira edição, em 2023, o projeto foi direcionado a alunos e ex-alunos da Universidade Zumbi dos Palmares, e formou 19 profissionais (leia aqui) Os participantes receberam uma bolsa auxílio para transporte e alimentação e tiveram acesso ao laboratório “P&G Pela Criação”.

Neste ano, serão oferecidos um curso online de planejamento, com inscrições abertas para todo o país (aqui), e outro de criação, em formato híbrido na Universidade Zumbi dos Palmares, voltado para quem mora em São Paulo (aqui).

Cada uma das duas turmas contará com 30 alunos, selecionados pela Miami Ad School e por um comitê composto por representantes da P&G e Grey Brasil, com consultoria da Indique uma Preta.

Com carga horária de 82 horas, o curso de planejamento, 100% online, via Zoom, promete habilitar os alunos a elaborar planejamentos criativos e estratégicos, analisar desafios de clientes e interpretar as necessidades dos públicos-alvo. Serão aulas, mentorias e palestras, realizadas três vezes por semana, à noite. Os alunos desenvolverão um projeto real com briefing da P&G e suporte de orientadores.

Para selecionar os participantes, serão avaliados o potencial e o raciocínio estratégico dos candidatos, bem como seu conhecimento prévio em comunicação e estratégia, e atividades e projetos anteriores em que estiveram envolvidos. Candidatos que possuem portfólio podem compartilhá-lo no momento da inscrição.

Já o curso de criação pretende capacitar os estudantes em redação e direção de arte, oferecendo conhecimento técnico em ferramentas criativas.

A seleção levará em conta o conhecimento prévio em comunicação e criatividade, potencial criativo, habilidades em escrita ou visual e experiências em atividades e projetos anteriores. Também é possível compartilhar portfólio quando for se inscrever.

Os cursos durarão seis meses, distribuídos entre 237 horas de redação e 255 horas de direção de arte. As atividades serão realizadas quatro vezes por semana, à noite, em formato híbrido que combina aulas online e presenciais na Universidade Zumbi dos Palmares.

Com o Cria da Quebrada, buscamos fortalecer a carreira desses talentos, fomentando seu crescimento no mercado e ampliando a influência da criatividade negra em todos os segmentos”, observa André Felicíssimo, presidente da P&G Brasil.

"A indústria da publicidade e propaganda não pode seguir perpetuando estereótipos que não representam a realidade da população brasileira e o quanto somos diversos. Só conseguiremos mudar isso quando tivermos essa diversidade contemplada nos times das agências", defende José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

Paulo André Bione, diretor acadêmico da Miami Ad School, ressalta que os cursos do projeto "têm a grade curricular desenvolvida internamente na escola pelo Miami Social School, área que visa mais inclusão e diversidade no mercado da comunicação. Isso é possível por meio de importantes parcerias como essa e da distribuição de bolsas”.

"O Cria da Quebrada entra no seu segundo ano, agora formando também profissionais de planejamento, além de criativos. O brilho criativo deste país é preto, basta tomar o mundo da música como um simples exemplo. Que esse brilho ganhe mais e mais espaço aqui na publicidade: esse é o propósito", destaca Manir Fadel, CEO e CCO da Grey Brasil.

Durante o evento de formatura, que contará com a presença de agências parceiras da P&G, os alunos poderão apresentar seus portfólios. A Grey Brasil terá prioridade na contratação desses profissionais.

O início das aulas está programado para o final de junho.

Leia anterior, sobre a formatura dos 19 alunos da primeira edição do Cria da Quebradaaqui.

Cria da Quebrada

/