arrow_backVoltar

D&AD 2020

Black Pencil: dois trabalhos com brasileiros na ficha vão agarrar o prêmio

09.09.20

O londrino D&AD irá iniciar a premiação online oficial (aqui) dos Lápis de Book Design, Graphic Design, Magazine & Newspaper Design e Packaging Design, além dos Black Pencils, na noite desta quinta-feira, 10 (14h no Brasil), mas já adiantamos que ao menos duas equipes que incluem brasileiros irão conquistar o tão desejado Black Pencil.

Lembrando que nenhuma agência brasileira tem um Black Pencil em suas prateleiras. Mas já havia brasileiros premiados com ele (veja no final da nota).

O trabalho "Moldy Whopper" (leia e assista aqui), criado pela Ingo, pela David Miami e pela Publicis Espanha para o Burger King é um dos que conquistará o Black Pencil (o equivalente ao GP) na edição de 2020 do D&AD, segundo apurou o Clubeonline.

Na ficha técnica da campanha estão os brasileiros Fernando Pellizzaro e Jean Zamprogno (group creative directors), Sergio Takahata (senior art director), Stefane Rosa (group account director), da David Miami, e Eduardo Marques (chief creative officer) e Ivan Montebello (art director), da Publicis Espanha.

Além disso, a David Miami será anunciada como "Agência do Ano" do Festival.

"Moldy Whopper" também vai colocar na sacola cinco Yellow Pencils (em Art Direction for Outdoor Advertising, em PR / Integrated Campaign, em PR / Multi-Market Campaign, em Press & Outdoor / Press Advertising Campaigns, e em Press & Outdoor / Poster Advertising Campaigns), quatro Graphite Pencils (em Integrated / Earned Media/Large Business, em Art Direction for Press Advertising, em Film Advertising / Social Commercials over 30 seconds, e em Media / Use of Film) e um Wood Pencil (em Art Direction for Film Advertising). Os resultados dessas categorias já tinham sido divulgados anteriormente pelo D&AD.

O outro premiado com Black Pencil será o trabalho “The Gun Violence History Book”, criado pela FCB Chicago para a ONG ICHV (Illinois Council Against Handgun Violence), que tem na ficha técnica os brasileiros Bruno Mazzotti, Rodolfo Fernandes, Ricardo Salgado e Samuel Luchini. O trabalho também vai ganhar (resultado já divulgado pelo D&AD) Yellow Pencils e 1 Silver PencilE FCB Design Group será a Design Agency of the Year 


“The Gun Violence History Book" (leia mais aqui) é uma coletânea com quase mil páginas, 19 capítulos, artigos de jornal, fotos e dados que procuram evidenciar a repetição de tragédias, ano após ano. A obra recorda a criação da 2ª emenda, em 1791, e destaca os múltiplos aspectos que geram mais de 30 mil mortes por arma de fogo anualmente nos EUA. O livro é tão grosso que brecou uma bala de calibre 45, sem nenhuma tecnologia a prova de balas, apenas papel. 


O trabalho foi exposto em lugares onde aconteceram tragédias, como o assassinato de John Lennon, em Nova York; o assassinato de JFK, em Dallas; e o assassinato de Martin Luther King, em Memphis, entre outros. Também foi enviado a deputados e senadores e está disponível em escolas dos EUA. 


Leia anteriores sobre trabalhos finalistas e vencedores do Festival aquiaquiaqui aqui.

No One Show 2020, "Moldy Whopper" também foi destaque, abocanhando o "Best of Show" e a David Miami ficou com o título de "Agência do Ano" (leia aqui).

No ano passado, "Viva la Vulva", criação da AMV BBDO de Londres para Essity/Libresse, com os criativos brasileiros Caio Giannella e Diego de Oliveira na ficha técnica, conquistou um Back Pencil no D&AD (aqui). E, em 2018, outro case com brasileiros alcançou a premiação máxima do festival: "It's a Tide Ad", uma série de filmes assinada pela Saatchi & Saatchi de Nova York para Tide, com Rafael Segri e Kiko Mattoso na FT (leia aqui).

Mais algum Black Pencil na mão de brasileiro por aí? Nos avisem se houver.

Ficha Técnica (The Gun Violence History Book): 

Liz Taylor/ FCB/ EVP, Chief Creative Officer
Fred Levron / FCB / EVP, WW Creative Partner
Sam Luchini / FCB / SVP, Executive Creative Director
Bruno Mazzotti / FCB / VP, Creative Director - Art Director
Dean Paradise / FCB / VP, Creative Director - Copywriter
Ricardo Santos Salgado / FCB / Sr. Copywriter
Rodolfo Fernandes / FCB / Sr. Art Director
Kevin Grady / FCB / EVP Head of Design
Michele Morales / FCB / Associate Design Director
Jackson Bernard / FCB / Designer
John Bleeden / FCB / SVP, Executive Producer
Zach Kieltyka / FCB / VP, Management Director
Lauren Cartier / FCB / Account Supervisor
Domenic Caruso / FCB / Producer
Julie Regimand / FCB / SVP, Director Print Production
Marissa Mandarino / FCB / Senior Producer
Daniel Abrigg / FCB / Sr. Production Artist
Ryan McDaniel / FCB / Production Artist
Kate Vilt / FCB / Traffic Manager
Charlotte Tredup / FCB / Production Design Manager
Pat Owens / FCB / Copy Editor
Greg Olsen / FCB / Retouching Manager
Steven Piper / FCB / Photographer

Ficha Técnica (Moldy Whopper):

Agency: DAVID Miami
Global CCO & Partner: Pancho Cassis
Group Creative Directors: Fernando Pellizzaro, Jean Zamprogno
Senior Art Director: Camilo Jimenez
Senior Art Director: Sergio Takahata
Group Account Director: Stefane Rosa
Executive Producer: Carlos Torres

Agency: INGO
Executive Creative Director: Björn Ståhl
Art Director: Max Hultberg
Copywriter: Magnus Ivansson
Planner: Simon Stefansson
Account Director: Rickard Allstrin
Account Manager: Mia Melani
Final Art: Åsa Eklund, Alexander Lundvall
Tech Director: Stefan Kindgren

Agency: Publicis
GLOBAL CCO: Bruno Bertelli
CCO: Eduardo Marques, Jorg Riommi
ECD: Pablo Dachefsky
Art Director: Ivan Montebello
Copywriter: Pablo Murube

CLIENT: Burger King

PRODUCTION
Photographer: Pål Allan
Food stylist: Anna Lindblad
Photo assistant: Erik Ögnelooh
DOP: Viktor Kumlin
Graffer: Kalle Dahlberg

Production company: Colony

D&AD 2020

/