arrow_backVoltar

+ de 150 obras

Galeria virtual expõe monumentos racistas

18.12.20

Publicitários e historiadores negros se uniram para desenvolver a Galeria de Racistas, projeto de cunho educacional e de luta antirracista.

Segundo os idealizadores da iniciativa, o "Brasil tem a maior galeria de racistas a céu aberto do mundo. Há anos a arte é usada da sua pior forma: para homenagear escravagistas". A galeria de arte virtual criada pelo grupo pretende expor a história dos crimes de racistas homenageados pelo Estado.

O Coletivo Negro de Historiadores Teresa de Benguela investigou e encontrou mais de 150 obras consideradas racistas espalhadas pelo Brasil. O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada por quase sete meses.

A proposta é exigir do Estado a remoção dos racistas homenageados para museus locais, com suas histórias devidamente atualizadas. E que essas obras sejam substituídas por monumentos de negros e indígenas que tiveram  papel importante na história do Brasil.

A Galeria de Racistas criou um projeto de lei, exigindo retratação histórica e a retirada desses monumentos em todo o país. O PL foi assinado e protocolado pela Frente Negra de Deputados e será discutido pelo Congresso Nacional.

O projeto contará com diversas outras iniciativas.

Ficha Técnica:


Criação: Diego Guerhardt, Gustavo Costa e João Santos
Pesquisa: Coletivo Negro de Historiadores Teresa de Benguela
Suporte: Notícia Preta - Jornalismo Antirracista
Motion Graphics: Michel Messer

+ de 150 obras

/