arrow_backVoltar

Oscar 2021

Animação brasileira entra na disputa por vaga

18.12.20

Produzido pelo estúdio Stratostorm, o curta-metragem de animação “Umbrella”, de Helena Hilario e Mario Pece, é a primeira produção brasileira do gênero a entrar na corrida pelo Oscar. Ele foi qualificado para tentar uma vaga entre os finalistas da sua categoria. O Oscar irá revelar seus ganhadores no dia 25 de abril – a cerimônia foi postergada em função da pandemia.

Antes de atingir essa marca, o filme já tinha feito história no audiovisual do país ao ser selecionado em 19 festivais que qualificam para a disputa por um lugar no prêmio da Academia. Entre eles, estão Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival e Animayo.

"Estamos muito felizes e honrados pelo reconhecimento do nosso trabalho nos mais importantes e prestigiados festivais de cinema do mundo. A trajetória para produzir o projeto não foi fácil, mas nos enche de orgulho olhar cada pedacinho da história do 'Umbrella' e trazer esse reconhecimento para o mercado de animação brasileiro", comenta Helena, em comunicado.

Inspirado em uma situação vivenciada pela irmã da diretora, a animação apresenta a história de Joseph, um menino que vive em um orfanato e que, por memórias afetivas, sonha ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações, provoca reflexões sobre a importância de observar, escutar e se colocar no lugar do outro.

Quem quiser ver o curta terá chance entre os dias 07 e 21 de janeiro no canal do Stratosform no YouTube. Veja o trailer abaixo.

Helena e Mario assinam o roteiro e a direção. O projeto foi escrito em dezembro de 2011 e ganhou vida em 2019. "'Umbrella' é um trabalho artístico lindo, produzido por uma equipe pequena de artistas excepcionais e talentosos, que colocaram amor e dedicação na execução de todas as etapas da produção e trouxeram à vida exatamente o que nós imaginávamos. Foi um trabalho incrível de colaboração e aprendizado e estamos muito felizes em chegarmos tão longe", conta a diretora.

No Oscar de 2016, “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, concorreu ao prêmio de Melhor Filme de Animação, vencido por “Divertida Mente’, da Walt Disney Studios.

Oscar 2021

/