arrow_backVoltar

Desinformação

Pinterest cria política contra conteúdo fake sobre clima

06.04.22

Para manter fora da plataforma conteúdo falso ou enganoso sobre as mudanças climáticas, o Pinterest está lançando nesta quarta-feira, 06, diretrizes específicas que se aplicam a todos os posts e anúncios. A empresa estabelece uma política que, além de combater o material fake, reforça seu posicionamento de oferecer aos usuários a possibilidade de encontrar ideias – de cozinhar a decorar, de viajar a ter uma vida mais sustentável – vindas de fontes confiáveis.

Como parte das Diretrizes da Comunidade, as novas regras dirigidas para o combate à desinformação climática removem o conteúdo considerado prejudicial ao bem-estar, à segurança ou à confiança do público, incluindo:

• Conteúdo que negue a existência ou os impactos da mudança climática, a influência humana sobre a mudança climática ou que a mudança climática seja apoiada por um consenso científico.
• Conteúdo falso ou enganoso sobre soluções para a mudança climática que contradizem o consenso científico amplamente estabelecido.
• Conteúdo que deturpe dados científicos, inclusive por omissão ou supressão de evidências, com o intuito de minar a confiança na ciência climática e em seus especialistas.
• Conteúdo nocivo, falso ou enganoso sobre emergências de segurança pública, incluindo desastres naturais e eventos climáticos extremos.

A companhia salienta que todos os anúncios no Pinterest precisam seguir as Diretrizes da Comunidade. E informa que irá atualizar as Diretrizes de Publicidade para “proibir explicitamente todos os anúncios que contenham teorias da conspiração, desinformação e mentiras relacionadas à mudança climática”.

Esta medida ousada é uma ampliação das nossas diretrizes mais abrangentes contra a desinformação, que desenvolvemos pela primeira vez em 2017 para lidar com a desinformação relacionada à saúde pública. Desde essa data, temos atualizado essas diretrizes para lidar com questões novas e emergentes à medida que elas surgem”, declarou Sarah Bromma, diretora de políticas do Pinterest.

Pesquisas por uma vida mais ecológica estão em alta na plataforma. Segundo o Pinterest, em comparação ao ano passado, as buscas por “dicas para desperdício zero” foram seis vezes maiores, enquanto as por “ideias de reciclagem de roupas” foram quatro vezes maiores. Já as pesquisas por “decoração reciclada” aumentaram 95% e as por “estilo de vida com desperdício zero” subiram 64%.

Inspire um futuro melhor

Para promover a inspiração sobre uma vida mais ecológica, criadores de conteúdo nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, na Alemanha, na França, no Japão, no Brasil, no México, na Argentina, na Indonésia e na Índia lançarão uma série de conteúdos na plataforma: os Creator Originals. Os “Idea Pins” servirão para inspirar as pessoas a aprender mais sobre como economizar, reciclar roupas e reduzir o desperdício de alimentos, entre outros temas.

Além disso, as pessoas que buscarem temas relevantes, como “vida ecológica” e “vida sustentável”, verão um Pin que as levará a um artigo do dia, até o Dia da Terra (22 de abril), mostrando pastas selecionadas e conteúdo inspirador sobre sustentabilidade.

No Brasil, Diego Rodrigues, do DIY Home, criará uma série de Creator Originals de 10 episódios sobre sustentabilidade que ficarão no perfil dele.

Desinformação

/