arrow_backVoltar

Dialeto

Com peças feitas para Nike, estúdio de ilustração abre suas portas

21.07.21

Dois ilustradores juntaram suas expertises para abrir um estúdio voltado para as marcas. Fabio Mota, que tem mais de 20 anos de carreira, e Vinicius Theodoro, que tem passagens por Tátil Design e Wieden+Kennedy, fundaram a Dialeto, que atua a partir do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Negros e criados na periferia do Rio, Fabio e Vinícius já trabalharam para grandes marcas, como Coca-Cola, HBO, Netflix, C&A, PepsiCo, Fila e Skol.

Nossa bagagem profissional, aliada às nossas origens – de pessoas pretas vindas de regiões periféricas –, resulta em trabalhos que transmitem diversidade naturalmente e tornam-se culturalmente relevantes para muitos públicos”, diz Fabio, que realizou trabalhos nos mercados de arte, editorial e publicidade e é também professor da Miami Ad School.

Vinícius, que desenvolveu projetos de comunicação, identidade visual, packaging e direção de arte para os mercados de moda e publicidade, conta que a dupla valoriza a cocriação com agências, escritórios de design e departamentos de criação ou de marketing das próprias marcas.

O estúdio fez sua estreia com uma campanha para a Nike. Em maio, a marca esportiva lançou globalmente o posicionamento "Play New", que encoraja o público a descobrir práticas esportivas de uma maneira diferente. No Brasil, ela recebeu o nome “Vai no novo” (reveja aqui).

A Dialeto ficou encarregada de representar a identidade e a história nacional na adaptação da campanha global, que foi criada pela Wieden+Kennedy. O estúdio ilustrou as chuteiras do jogador Richarlison (que atua no Everton), e de Vinicius Júnior (do Real Madrid), ambos da seleção brasileira de futebol. As ilustrações podem ser vistas em peças de PDV nas lojas da Nike e nas plataformas digitais.

Dialeto

/