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Meet Visa

Nova identidade visual e 1º trabalho da W+K

21.07.21

Patrocinadora dos Jogos Olímpicos desde 1986, a Visa vai apresentar ao mundo sua nova identidade visual e seu posicionamento durante a Tóquio 2020. A marca estampada em um estádio, durante uma partida de futebol feminino, é a primeira cena do filme principal da campanha “Meet Visa”, criada pela Wieden+Kennedy. 

A comunicação indica como a companhia está se preparando para o futuro da economia digital. O foco do comercial não está na ativação do patrocínio. O filme funciona como uma reapresentação da marca e será exibido na abertura dos Jogos, nesta sexta-feira, 23.

Com a atualização da marca e com o posicionamento pela maior inclusão dos consumidores no mercado de pagamentos e serviços financeiros, a Visa pretende mostrar que é mais do que um cartão, e sim uma rede com múltiplas funcionalidades e acessível para todos.

As pessoas pensam que ‘conhecem’ a Visa. Consumidores e empresas confiam no poder dessas quatro letras, quando as veem ao abrir a carteira, pagar um vendedor ou entrar em uma loja. O que não percebem é como essas quatro letras operam a mais dinâmica rede de pessoas, parcerias e produtos”, declarou, em comunicado, Lynne Biggar, vice-presidente executiva e diretora de marketing global da Visa. Algumas parcerias estão sendo fechadas com fintechs.

Nossa missão é garantir que a Visa seja vista como mais do que uma empresa de cartão de crédito e seja entendida como uma rede confiável que impulsiona o comércio”, completou.

Para ela, com a reabertura sendo feita em alguns países e com o dinheiro cada vez mais sendo movimentado de novas maneiras, não há melhor momento do que este para “mostrar o impacto que uma marca voltada para o propósito com a escala da Visa pode ter para permitir que indivíduos, empresas e economias prosperem”.

Embora as transações continuem a ser realizadas principalmente com cartões de crédito ou débito (de forma presencial ou online), a Visa diz que procura estar cada vez mais centrada na habilitação financeira, seguindo as tendências da economia digital. Hoje a companhia conecta mais de 70 milhões de estabelecimentos comerciais e movimenta um volume anual superior a US$ 11 trilhões. Nos últimos cinco anos, a companhia investiu US$ 9 bilhões em tecnologia para desenvolver um conjunto diferenciado de produtos, serviços e benefícios.

A campanha “Meet Visa”, composta por um filme de  60" e outros mais curtos, destaca o poder da empresa como rede, abordando sua amplitude para fornecer acesso e promover o comércio entre pessoas e lugares. A estratégia contou com a participação de diversos profissionais, além do time da W+K - a agência passou a atender o cliente em dezembro, entrando no lugar da BBDO de NY (leia aqui).

Entre eles estão o cineasta, diretor e produtor Malik Hassan Sayeed (responsável pelo comercial principal), a fotógrafa mexicana Camila Falquez e os diretores Brian Kazez, Pato Martinez e Francisco Canton, da produtora argentina Pantera & Co.

Os filmes trazem como tema a flexibilidade para receber pagamentos, a conexão de comércios locais com vendedores globais e o futuro da criptomoeda, entre outros.

Identidade visual

O objetivo da atualização da identidade visual foi representar o desejo da companhia de ampliar o acesso a seus serviços e benefícios para toda e qualquer pessoa. O trabalho foi feito em parceria com a Mucho, empresa especialista em design de marca. Ao longo de 2021, a nova identidade estará disponível nos mais de 200 países e territórios onde a Visa opera.

A tipografia escolhida aponta para um caminho mais digital a ser trilhado pela companhia. Também está mais apropriada para experiências em telas menores, como as de celular. O azul do logo está mais claro e brilhante para dar a ideia de um futuro melhor.

Foi criado um símbolo com cores para representar o propósito da marca: os tons azul, branco e amarelo foram dispostos na horizontal para remeter a acesso, igualdade e inclusão.

Meet Visa

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