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Dilemas da Longevidade

Pesquisa traça perfil de pessoas com + de 60 anos no Brasil

28.08.18

Há tempos o perfil dos "idosos" não é mais representado por aquele grupo de velhinhos que faz crochê ou joga dominó. Pessoas com mais de 60 anos no Brasil, entre outras características, são hiperconectadas: 70% usam smartphones e encontraram na internet um grande facilitador em suas vidas, principalmente na utilização de serviços como internet banking e na realização de compras online, além de usarem as mídias sociais.

Os dados foram levantados pela pesquisa  “Dilemas Da Longevidade: Hábitos E Comportamento Do Consumidor Mais Surpreendente Que Existe”, desenvolvida por Flavia Morizono, sócia-diretora da Joia Eventos, e por Hegel Aguiar, pesquisador e cofundador da agência de comunicação Mixto Inteligência Livre.

Segundo o estudo, os idosos aderem facilmente às novas plataformas de mídia: 35% dos entrevistados tem um perfil no Instagram, por exemplo.

O trabalho também se dedicou a entender a relação entre esse público e marcas específicas de vários segmentos. Eles citaram suas preferências entre operadoras, bancos, smartphones, automóveis, bebidas, entre outras.

"Se olharmos no dicionário o significado da palavra 'idosos', encontramos sinônimos como velho, obsoleto, antiquado. E, consequentemente, é como muitas marcas os veem e lidam com eles. É claro que ainda existem pessoas com um perfil mais tradicional, a famosa vovó velhinha que faz bolo e tricota, por exemplo, mas resumir o público a este estilo de vida é equivocado", avalia Flavia Morizono.

Em 2039, haverá um número maior de pessoas com mais de 60 anos do que crianças com menos de 15 anos, segundo dados do IBGE. Dessa maneira, "as marcas que excluem esse público e focam somente em millenials, acabam negligenciando uma grande parcela de consumidores ativos, exigentes e donos de um poder aquisitivo mais estável do que os jovens".

 

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