Entidade

Agências lançam Observatório da Diversidade na Propaganda

28.06.21

Agências do mercado brasileiro anunciam a fundação da entidade Observatório da Diversidade na Propaganda, que tem o objetivo de ampliar a presença de pessoas LGBTQIAP+ na indústria publicitária no Brasil.

As agências fundadoras do órgão, com cadeira fixa no conselho, são AKQA, CuboCC, Dentsu International Brasil, Gana, Grey, Mooc, Mutato, New Vegas, Publicis e Soko, informam que a missão do Observatório é construir compromissos, metas e programas educativos para acelerar a inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIA+ na publicidade nacional.

De acordo com as idealizadoras, a iniciativa surgiu depois da união de lideranças de agências, comitês de diversidade, anunciantes e plataformas, em abril, em oposição ao Projeto de Lei 504 (leia aqui), que tramitou na Assembleia Legislativa de São Paulo e, posteriormente, modificado e enviado de volta às comissões especiais (aqui).

"Temos a oportunidade de unir, pela primeira vez, as lideranças em torno de uma iniciativa que visa garantir não só nossa existência nas campanhas mas, principalmente, de acelerar nossa inclusão como profissionais que somos", comenta Ariel Nobre, ativista LGBTQIAP+ e consultor responsável por conduzir a materialização da iniciativa.

Nas próximas semanas, as empresas fundadoras se reunirão para validar o plano de ação, e ao longo dos primeiros três meses, as associadas devem aprovar um plano de metas.

Além das agências fundadoras, o Observatório conta com patrocínio da CB+P Brasil, IPG Mediabrands Brasil e Suno United Creators e apoio da AlmapBBDO, Africa, Artplan, B&Partners, Brunch, MediaMonks + Circus, DPZ&T, F.Biz, FCB Brasil, GUT, Ogilvy, SunsetDDB, Wieden+Kennedy, VMLY&R e WMcCann.

As agências que aderirem ao órgão receberão um selo de "Empresa Aliada" e terão dois anos para apresentar resultados na inclusão LGBTQIAP+.

Entidade