Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Evento acontecerá a partir de 12 de junho, no Rio
A 14ª edição do Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo acontecerá entre os dias 12 e 24 de junho, no Rio de Janeiro.
Representantes de diversos países de língua latina, entre eles Brasil, Argentina, Espanha, Portugal, México, Venezuela e Cuba se encontrarão durante o evento.
O Festival trará três mostras competitivas, com 10 longas de ficção; 10 longas de documentário e 43 vídeos de média e curta-metragem, o VideoSul, além de mostras paralelas como Madri em Curtas e outra reunindo a recente produção mexicana de curtas-metragens.
Este ano, o Cinesul recebeu cerca de 500 inscrições, vindas do Brasil, Chile, Argentina, Espanha, Uruguai, Portugal, Bolívia, Costa Rica, Chile, Panamá, Nicarágua, México e Cuba.
Entre os filmes de média e curta-metragem que participarão da mostra competitiva estão as ficções Adan y Eva, de Laura Muñoz, da Venezuela; Justica ao insulto, de Bruno Jorge, do Brasil; a animação A pequena ilusão, de Tomás Creus e Lavinia Chianello, Brasil/Itália, e o documentário Un dia en la Joya, de Abner Bernaim, do Panamá.
Dentre os longas documentais estão o brasileiro Jardim Ângela, de Evaldo Mocarzel; o espanhol El reverso de la realidad, de Alejandro Alvarado e Concha Barqueiro; o chileno Cruel separación, de Sarah Boston e o argentino Madres con ruedas, de Mario Piazza.
Dentre os longas de ficção escolhidos está o peruano Mariposa negra, de Francisco Lombardi.
O Cinesul conta com o patrocínio da Petrobras e do Banco do Brasil e acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro Cultural Correios, na Casa França-Brasil, na Cinemateca do MAM e no Centro Cultural da Justiça Federal.