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Festival do CCSP 2014

Sérgio Valente e o teto da Globo

21.09.14


Um dia, pouco depois de assumir como diretor de comunicação da Globo, Sergio Valente entrou em um dos prédios da empresa, olhou para o teto e reparou como ele era feio. Subiu em uma mesa e começou a escavá-lo, abrindo espaço para um concreto estilo nova-iorquino. Em seguida, pediu para que todo mundo que estava por ali fizesse o mesmo. Um vídeo de segurança denunciando a cena logo parou nas mãos de Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, que perguntou no ato: “E você acha que contratei o Sergio Valente para quê?”.



A história indica a disposição que existe hoje na maior rede de televisão do Brasil para a transformação. “A Globo é uma empresa comprometida com a mudança. Eu não sou causa, sou consequência”, disse Valente, em uma das palestras que fecharam o primeiro dia do Festival do CCSP, na Cinemateca, em São Paulo, abarrotada de gente.



Para um auditório sedento, o executivo revelou alguns dos desafios que enfrenta hoje na TV, após quase 30 anos em agências. “Na propaganda, eu tinha de falar com o mercado consumidor. Agora é com o Brasil inteiro. Eu preciso chegar nos corações e mentes desses caras. Quando você está disputando o share of life, ou comunica bem ou está ferrado”, comentou.



Valente lembrou que a receita para fazer com que as pessoas absorvam conteúdo tem em seu cerne a qualidade, a criatividade e a inovação. Ele também destacou que comunicação é igual a entretenimento. E que criação também é entretenimento. “Estamos no job de entreter pessoas para vender produtos”, enfatizou.



Segundo o executivo, se conectar com o futuro passa necessariamente pela conexão com o jovem, e a Globo constrói marcas em multiplataformas, apesar de o broadcast continuar a ser a sua principal fortaleza. “Vamos privilegiar sempre o broadcast porque essa é a base do nosso relacionamento com as pessoas. Nunca vamos compartilhar todo o nosso conteúdo no Youtube. Seria burrice dar a única coisa que a gente tem para cobrar”, afirmou ao defender um uso inteligente das diferentes ferramentas de compartilhamento.



Para fechar, Valente frisou as três verdades com as quais trabalha: Always beta; always relevant e People are dying for a good story (“o poder do era uma vez nunca vai mudar”).



Serviço:

Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)

Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo

Dúvidas: 55 11 3030-9322

ccsp@ccsp.com.br

www.festivaldoccsp.com.br


 


Festival do CCSP 2014

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