Festival do Clube 2021

Roteiros e a coragem de abordar temas tabus no Brasil

24.09.21

Um dos mercados que mais cresceram em meio à pandemia foi o de audiovisual. Além do aumento na demanda por conteúdo durante o período de quarentena, vimos a chegada e fortalecimento de novos serviços de streaming de vídeo, muitos dos quais investiram pesado em conteúdo brasileiro.

O painel “Coisas sobre como escrever uma série que nunca te contaram antes” enriqueceu o primeiro dia do Festival Clube de Criação 2021. O debate contou com participação dos autores de algumas das séries mais aclamadas do Brasil.

Estavam reunidos: a escritora Jaqueline Vargas, roteirista de "Sessão de Terapia" e do premiado "Malhação - Viva a diferença"; o autor George Moura, criador dos sucessos de público e crítica “Amores Roubados” e “O Canto da Sereia”; e Pedro Coutinho, diretor de cena da Vetor Zero e roteirista de um dos episódios da série "5x comédia", a primeira produção nacional da Amazon Prime Vídeo.

A entrevista sobre a arte e as dificuldades de se criar bons roteiros foi conduzida por Alberto Pereira Jr. (head de produção e conteúdo da Trace Brasil), Laura Esteves (diretora executiva de criação da DPZ&T) e por Ana Castelo Branco (CCO da Impact Beyond).

Um dos temas da conversa foi a coragem para escrever sobre temas tabus na sociedade brasileira. “Temos de tentar contar histórias e principalmente estar motivados para contar histórias ainda não contadas neste país em transe”, explicou George, que usou a temática do vício em drogas na série “Onde está meu Coração".

Os roteiristas também debateram sobre as inseguranças que mesmo autores veteranos têm com a recepção de suas obras pelo público. Pedro falou sobre encontrar um equilibro entre críticas “que na verdade são bullying”, nas palavras do autor, e críticas que ajudam. “É importante ter o diálogo, saber ouvir e saber entender o momento que vem o retorno que vai potencializar sua narrativa”, disse.

Fernanda Beirão

Todos os painéis do Festival do Clube 2021 foram transmitidos pelo Globoplay. Reveja a programação completa aqui.

Festival do Clube 2021