Festival do Clube 2021 (vídeo)

A comunicação como aliada dos povos da floresta

19.08.21

Algumas nações indígenas brasileiras estarão representadas no Festival do Clube 2021, que acontece entre os dias 22 e 23 de setembro. Um dos debates organizados para esta edição – que terá palestras transmitidas online a partir da plataforma Globoplay – se chama “Povos da floresta: lacuna histórica na indústria da comunicação”.

Para acompanhar o evento é preciso se inscrever aqui – neste ano o Festival é gratuito.

A jornalista Renata Machado Tupinambá, cofundadora da rádio indígena Yandê, será a mediadora do painel, que contará com diferentes etnias. No debate estará Alessandra Korap, ativista pelo meio ambiente e uma liderança do povo Munduruku, que vive em torno do rio Tapajós, no Pará. No ano passado, ela recebeu o prêmio Roberto F. Kennedy, de direitos humanos, criado nos EUA há mais de 30 anos, por sua defesa dos territórios indígenas.

Outro convidado é o artista Denilson Baniwa, que nasceu na aldeia Darí, em Barcelos (Amazonas). Os baniwa vivem na fronteira do Brasil com a Colômbia e Venezuela. Eles criaram a Arte Baniwa, marca para comercializar seus produtos, como a cestaria de arumã.

No painel estará também Sioduhi Paulino, designer de moda e diretor criativo da marca de roupas e acessórios Piratapuya, mesmo nome de seu povo, que habita territórios localizados em São Gabriel da Cachoeira (Amazonas).

Em entrevista para a TV Clube de Criação, Renata destaca que a comunicação tem sido uma importante ferramenta para amplificar as vozes dos povos da floresta. Mais do que isso, permite levar às pessoas realidades contemporâneas, quebrando preconceitos, racismos e estereótipos, e fortalecendo identidades. Isso apesar da longa lacuna no mercado de comunicação, o que ainda leva muita gente a ter uma visão dos povos ligada a uma época mais colonial.

“A comunicação quebra a falta de conhecimento sobre as comunidades indígenas, que são os povos da floresta, mas que hoje estão em todos os lugares, seja na periferia ou nos grandes centros urbanos”, diz Renata, referindo-se aos vários meios disponíveis atualmente, entre eles, a internet e as redes sociais.

A jornalista ressalta que os povos têm as mais diferentes formações profissionais também, como se pode notar pelos perfis dos convidados do painel. Renata, que também é poeta, roteirista e artista visual, é fundadora da produtora indígena Originárias Produções.

Há mais de 13 anos ela atua na difusão das culturas indígenas e etnocomunicação por meio de projetos. Ela criou o podcast Originárias, primeiro no Brasil de entrevistas com artistas e músicos indígenas, que integra a central de podcasts femininos PodSim.

Em breve, vamos publicar a programação completa da 9ª edição do Festival do Clube. Entre os convidados deste ano estão o cineasta e animador Carlos Saldanha; Johan Kramer, fundador da KesselsKramer; o roteirista Jorge Furtado; a chef Rita Lobo; e Pancho Cassis, Global CCO & Partner da David.

Dúvidas, comentários? Envie email para clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o WhatsApp do Clube: 11- 93704-2881

Quando22 e 23 de Setembro de 2021
Hosted byClube de Criação
www.clubedecriacao.com.br