Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
A trajetória de Luciana Cani, há + de 25 anos fora do Brasil
A criatividade brasileira é extremamente valorizada no exterior e, não à toa, temos profissionais espalhados por todos os cantos do mundo, de mercados mais maduros como Estados Unidos e Europa ocidental, a outros em expansão como os da Ásia ou do Oriente Médio – sem contar os que estão perto, na própria América Latina. As histórias de sucesso de muitos desses “desbravadores”, construídas ao longo das últimas duas décadas, inspiram brasileiros que desejam trabalhar lá fora, por inúmeras motivações, sejam elas profissionais ou pessoais.
Só que o caminho não é fácil e pouco se fala sobre o que precisa ser feito – além de aprender idiomas – para conseguir ir para fora e, principalmente, vencer os desafios e se adaptar a novas culturas. O Festival do Clube de Criação – que vai acontecer nos dias 12 e 13 de outubro, no Memorial da América Latina – traz em 2024 uma brasileira que vai falar com absoluta propriedade sobre o assunto: Luciana Cani, ECD da AKQA Portland. Afinal, ela é líder criativa com mais de 25 anos de experiência global, atuando na América do Sul, Europa, América do Norte e Ásia.
Em seu painel, no sábado (12), no final do dia, Luciana irá explorar o tema, abordando como o talento brasileiro está espalhado pelo mundo. Ela também irá apresentar dicas e aprendizados de quem já tem uma trajetória internacional. “Trago dicas baseadas não só na minha experiência, como também na de muitos profissionais brasileiros bem sucedidos no exterior”, conta.
Entre os tópicos de sua apresentação estão: como atuar em um país culturalmente muito diferente do nosso e como identificar e evitar “uma proposta de trabalho que possa resultar em frustração no exterior”.
Sua própria história é inspiradora para muitos criativos. Luciana iniciou a sua carreira em grandes agências em São Paulo. Após dez anos no Brasil, mudou-se para Portugal para integrar a Leo Burnett Lisboa. Lá, cresceu de diretora de arte sênior a diretora executiva de criação.
Sob sua liderança, a agência esteve constantemente entre as mais criativas de Portugal, conquistando inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Luciana foi reconhecida como melhor diretora de criação do país pelo Clube de Criativos de Portugal em três ocasiões.
O sucesso imediato pode iludir, no entanto. Segundo ela, é preciso se adaptar rapidamente às diferenças entre trabalhar com criação no Brasil e no exterior. “Há uma adaptação cultural na forma de trabalhar em cada país, com seus ritmos e processos distintos. Aprendi até que o conceito de ‘colaboração’ pode ser interpretado de maneiras diferentes, dependendo da cultura do país e da agência”, relembra.
Depois de Portugal, ela alçou voos ainda mais desafiadores, e em outros idiomas. Em 2016, a criativa se mudou para os Estados Unidos para se juntar à Lapiz, uma agência multicultural parte da Leo Burnett Chicago, como vice-presidente sênior e diretora executiva de criação. Logo foi destacada como uma das 18 principais diretoras executivas de criação nos EUA pela Adweek.
A jornada global de Luciana continuou em 2019, quando se tornou diretora executiva de criação da Saatchi & Saatchi Tóquio, liderando campanhas para marcas como Expedia, Shu Uemura e Lexus. Em agosto de 2021, Luciana retornou aos Estados Unidos para liderar o departamento criativo da AKQA Portland, desenvolvendo campanhas para clientes como Dell, Johnson & Johnson Innovation, Chime e Nike.
Com uma extensa coleção de prêmios, incluindo um Grand Prix no Cannes Lions - "Never Done Evolving feat. Serena Williams", para Nike, na categoria Digital Craft, em 2023 -, Luciana também orienta jovens líderes da indústria, ministra aulas e escreve artigos sobre liderança para uma revista de marketing em Portugal.
Talvez um dos fatores que mais inspirem em sua trajetória internacional é o fato de que, onde quer que estivesse, em Tóquio ou Lisboa, algo não mudou. “Nunca deixei de me ver como uma criativa brasileira, mesmo após 18 anos trabalhando fora”, resume. “Vir de um país com uma reputação criativa tão forte e com tantos talentos espalhados pelo mundo ajudou muito nos meus primeiros passos fora do Brasil. Acredito que escolher trabalhar no exterior acelerou a minha ascensão profissional, mas o mais importante foi o valor que essa decisão trouxe para minha vida pessoal e para as experiências que vivi em diferentes países”, avalia.
Felipe Turlão
Veja aqui a programação do Festival do Clube 2024.
Este ano, temos os seguintes patrocinadores e apoiadores:
Patrocínio Premium (ordem alfabética): Globo; Recôncavo Company.
Patrocínio Master: Santeria.
Patrocínio (ordem alfabética): Barry Company, Café Royal, Halley Sound, Heineken, Jamute, Landscape, Lew’Lara\TBWA, Modernista, Mr. Pink Music, MugShot, MyMama Entertainment, Nós – Inteligência e inovação social, O2, Paranoid, Piloto, Purpple, União Brasileira de Compositores, Unblock Coffee e We.
Apoio (ordem alfabética): Artmont, Antfood, Audioink, Canal markket, Canja Audio Culture, Carbono Sound Lab, Ellah Filmes, Fuzzr, Mercuria, Monkey-land, Pachamama, Pródigo Filmes, Punch Audio, Sailor Studio, Soko (Droga5 São Paulo), Sondery, Tribbo, UOL e Vox Haus.
Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.
Para você não esquecer: os ingressos já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui). Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Até lá.
Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.