Raimundo Rodriguez estará conosco. Nem pense em perder

19.09.15

O diretor de arte e artista plástico Raimundo Rodriguez nasceu em Santa Quitéria, no Ceára, em 1963. Hoje vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Hoje representado pela Sergio Gonçalves Galeria, Rodriguez é fundador do grupo "Imaginário Periférico", que valoriza a arte produzida na periferia e espalha cultura pela Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Ele também é e criador da "Caza Arte Contemporânea".

"O meu trabalho fala de coisas do cotidiano e sobre as sobras do mundo. Gosto de recontextualizá-las esteticamente para que continuem vivendo", diz.

Sobre o "Imaginário Periférico", o artista conta que se trata de "um meio artístico natural do Rio de Janeiro, que não se prende a escolas, não distingue tendências e se libertou das galerias confinantes.” O grupo coloca em questão o "meio da arte carioca" e discute se realmente existe um ponto geográfico para que a arte contemporânea aconteça espontaneamente. “Ampliamos para a periferia o cenário da produção artística, atualmente centralizada e monopolizada por curadores, instituições e marchands", acrescenta.

Além de Rodrigues, o grupo é formado pelos artistas visuais Deneir de Souza, Jorge Duarte, Julio Sekiguchi, Ronald Duarte e Roberto Tavares.

O projeto "Caza Arte Contemporânea" Raimundo define como "um conceito de galeria mais humanizado, sem deixar de ser para todos – artistas e público. A Caza acolhe, mas também transporta. Hoje, só existe virtualmente e se materializa em feiras e em parceria com outras galerias de arte."

Para a TV Globo, em parceria com o diretor Luiz Fernando Carvalho, Raimundo assina a direção de arte das minisséries Hoje é dia de Maria”, “A Pedra do Reino”, “Capitu”, “Alexandre e outros heróis”, além da novela “Meu Pedacinho de Chão. A parceria com Carvalho começou em 2004 na novela "Hoje é dia de Maria". "Nunca trabalhei com outro diretor", diz.

A palestra “Conversa sobre o processo criativo de Raimundo Rodriguez” será ministrada pelo artista durante o Festival do Clube de Criação. Serão três dias de atividades - 19, 20 e 21 de setembro – na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Confira abaixo vídeos que apresentam o projeto Imaginário Periférico e a trajetória de Rodriguez.

O evento terá a participação de importantes profissionais do mercado publicitário nacional e internacional, bem como de personalidades ligadas à música, fotografia, gastronomia, cinema, televisão e artes plásticas, entre outras áreas.

A venda dos ingressos para a edição de 2015 do Festival já começou. Garanta o seu na lojinha do Clubeonline.

Nos últimos três anos, o Festival do Clube reuniu nomes do primeiro escalão do mercado de comunicação e da economia criativa. Para citar apenas alguns: Ajaz Ahmed, fundador e CEO da AKQA; Tham Khai Meng, Worldwide Chief Creative Officer da Ogilvy; Matt Eastwood, Worldwide Chief Creative Officer da JWT; Rosie Arnold, Deputy Executive Creative Director da Bartle Bogle Hegarty; Laura Jordan-Bambach, Creative Partner da Mr. President e cofundadora da She; Rodolfo Echeverria, Vice President of Marketing da Coca-Cola Latin America; Chuck Porter, Cofundador e Chairman da Crispin Porter+Bogusky; Vik Muniz, artista plástico e fotógrafo; Alice Braga, atriz; Paulinho Moska, músico e compositor; João Marcelo Bôscoli, músico e produtor; João Moreira Salles, fundador da revista Piauí e documentarista; Carlos Burle, surfista de ondas gigantes; José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni); Alex Atala, chef; entre muitos outros.

Em breve publicaremos a programação de 2015 e lista de workshops. Confira a fanpage do evento aqui.

Este ano, o hotel oficial do Festival é o Radisson Faria Lima (av. Cidade Jardim, 625 - Pinheiros, fone: 11-2133-5960). O hotel oferece preços muito especiais para os participantes do nosso evento. Informe-se.

Dúvidas sobre o Festival do Clube podem ser esclarecidas pelo fone 55 11 3030-9322 ou pelo email clubedecriacao@clubedecriacao.com.br.

Leia sobre Barry Koch, que também estará conosco no Festival, aqui.

Serviço:

Festival do Clube de Criação

Quando: dias 19, 20 e 21 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)

Onde: Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo