arrow_backVoltar

Fiftn Days

Fotógrafo lança projeto autoral no Instagram

30.08.18

O fotógrafo Fernando Alexandrino apresenta o "Fiftn Days" (@fiftndays), projeto autoral desenvolvido no Instagram, que tem a proposta de exibir ensaios, com 15 imagens cada um, misturando linguagem e temas, com a pretensão de fugir do "lugar comum" visto nas redes sociais.

Inicialmente, a ideia de Alexandrino é postar ao menos dois ensaios fotográficos diferentes por mês - daí o nome do projeto fazer referência a 15 dias.

O primeiro ensaio, já publicado, "Muitos Anos de Vida", reúne fotografias de pessoas idosas. Alexandrino foi até a casa de cada uma delas para registrar alguns de seus momentos.

"O projeto Muitos Anos de Vida surgiu da vontade de fotografar pessoas que, em nosso país, são pouco lembradas e pouco fotografadas. Nossos pais, nosso avós. Nossos idosos", escreveu o fotógrafo no post que apresenta o conjunto de fotografias.

Também já foram postadas imagens do projeto "Eu Corpo", que traz como modelo a atriz e artista plástica Claudia Gianini, e outras clicadas no Cemitério da Consolação, com a baixista Claudia Maia, que é gótica. "Foi um ensaio muito interessante esse que realizamos no cemitério, desde conseguir a autorização para fotografar no local, até observá-la se sentindo 'em casa' naquele cenário", comenta o fotógrafo.

Alexandrino revela que, entre outras fotografias que serão publicadas no Fiftn Days, haverá algumas com atores - um dos projetos, "Ação!", com Rick Conte, teve como proposta captar emoções, como sofrimento ou alegria, durante um ensaio teatral, e um outro, mostrará um ator simulando uma overdose. "Fiz algumas fotografias para a divulgação da série 'Rua Augusta', que estreou em março, no TNT, e esse trabalho me mostrou o quão rica é a preparação dos atores para construção de um personagem, o que gerou a ideia dos ensaios com atores para integrar meu projeto autoral", conta.

Um outro trabalho, que deverá ser publicado em setembro, foi realizado juntamente com o calígrafo Fabio Maca. Foram escritas palavras "de otimismo", como "luz" ou "coragem" nos corpos de dois modelos negros, que foram clicados contra a luz, com o intuito de ressaltar suas silhuetas.

Confira abaixo uma seleção de imagens, algumas delas ainda inéditas, do projeto.

Fiftn Days

Fotógrafo lança projeto autoral no Instagram

/