Fim de jogo

Fifa e Electronic Arts encerram parceria

11.05.22

Os fãs de futebol que gostavam de se sentir na pele de um astro dos gramados por meio do videogame vão precisar se acostumar com os novos tempos. Fifa e Electronic Arts não são mais parceiros, após cerca de 30 anos lançando produtos protagonizados por versões digitais de jogadores estrelados.

A virada de página se dará assim que se encerrar a Copa do Mundo Feminina de 2023, que acontecerá em julho na Austrália e na Nova Zelândia. Isso quer dizer que, a partir do ano que vem, a jornada da EA no futebol começa com um novo nome: EA Sports FC, deixando para trás a popular franquia Fifa.

A entidade máxima do futebol e a companhia vinham discutindo a manutenção da parceria em função do valor da marca, mas a EA já vislumbrava o fim de jogo. A publisher registrou o nome de seu novo game esportivo no ano passado.

Ainda será lançado um Fifa 23, aguardado para este ano, mas sem data de lançamento definida. A EA promete que o novo game terá “mais modos de jogo, recursos, equipes, ligas, atletas e competições do que qualquer edição anterior”.

A Fifa informou, por sua vez, que está com jogos em desenvolvimento com sua marca para lançamento neste ano. Mas o produto não seria de simulação, como era o da franquia com a EA. Por sinal, o modelo de licenciamento não será de exclusividade. Para 2024, a entidade pretende apresentar seu novo game de simulação.

Segundo a Folha de S. Paulo, a Fifa faturava em torno de US$ 150 milhões por ano com a parceria. O contrato com a EA era o maior acordo comercial que tinha, sem contar os celebrados para a Copa do Mundo masculina.

300 parceiros

De acordo com comunicado da EA, a nova marca permitirá que a companhia ofereça “a maior experiência esportiva interativa do mundo para sua crescente comunidade”, que tem a colaboração de mais de 300 parceiros do mundo do futebol. A publisher comunicou que reúne mais de 150 milhões de jogadores nos games de associados ao esporte. Ela espera ampliar esse público com suas novas estratégias e as novas experiências que planeja oferecer por meio da nova plataforma.

Nossa visão para o EA Sports FC é criar o maior e mais impactante clube de futebol do mundo”, declarou o CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson. “Por quase 30 anos, construímos a maior comunidade de futebol do mundo – com centenas de milhões de jogadores, milhares de atletas parceiros e centenas de ligas, federações e equipes.”

Por meio das 300 parcerias, a companhia pretende ter acesso a mais de 19.000 atletas em 700 times, em 100 estádios e mais de 30 ligas esportivas. Como destacou no comunicado, o EA Sports FC será "o único lugar" onde os fãs poderão disputar partidas ligadas a nomes famosos dos esportes como Uefa Champions League, Conmebol, Premier League, Bundesliga e La Liga.

Uma das maiores marcas esportivas do mundo também se manifestou. “Estamos entusiasmados em continuar e expandir nossa longa parceria com a EA Sports, pois atendemos atletas na interseção de esporte, games e cultura”, afirmou DJ van Hameren, EVP e CMO da Nike.

Com tantos parceiros, a expectativa da companhia é, de fato, aumentar o alcance e o poder de seu portfólio de licenciamento relacionado ao esporte, expandindo o conteúdo de futebol e ampliando o acesso por meio de mais plataformas.

De acordo com a empresa, um dos focos também será a inclusão. A ideia é inovar em áreas em torno do futebol feminino e das categorias de base para a comunidade global.

Fim de jogo