arrow_backVoltar

Flavor of Songs

Tramontina, Spotify e JWT transformam músicas em receitas

22.05.19

Se a "Sinfonia No. 5 em C Menor", de Ludwig van Beethoven, fosse um prato, seria uma Terrine de Foie Gras com Ovas de Salmão. Pelo menos é o que garante o projeto "Sabor das Músicas", apresentado como "o primeiro algoritmo sinestésico que transforma música em sabor", uma criação da J.Walter Thompson Brasil para marca de utensílios para cozinha Tramontina.

Desenvolvido em parceria com o serviço de streaming de áudio Spotify, a iniciativa tem o objetivo de rejuvenescer a marca e inspirar as pessoas a cozinhar.

O algoritmo, criado depois de seis meses de estudo, transforma qualquer canção da plataforma em uma receita correspondente, sendo capaz de gerar 44 milhões de combinações gastronômicas, de acordo com a agência.

Participaram do desenvolvimento do projeto o neurocientista Dr. Marcelo Costa, chefe do Departamento de Neurociência da USP; o maestro João Rocha, da Universidade do Kentucky; e Renato Carioni, chef e treinador da equipe brasileira do Bocuse D'or.

Primeiro, Costa e Rocha filtraram os parâmetros utilizados pelo Spotify utilizando o princípio da sinestesia (condição cerebral caracterizada pela superposição de sentidos), para classificar as milhões de músicas disponíveis no banco de dados. "Se você considerar uma escola de samba com seus diversos instrumentos, aquela coisa bem densa em termos de material sonoro, você pode relacionar a uma comida densa", diz Rocha.

O parâmetro "duração" foi relacionado aos ingredientes; "dançante" foi classificado como temperatura; "energia" como densidade/textura; "positividade", amargor/acidez e "nota musical" virou harmonização.

Baseado nisso, o chef Carioni classificou todos os principais ingredientes culinários dando notas a cada um deles. "Se uma música é nada positiva, o sabor dela é amargo", comenta Carioni.

O banco de dados foi, então, reunido dando origem a uma inteligência artificial para "dar match" entre os parâmetros de classificação do Spotify e as diferentes combinações de ingredientes catalogadas por Carioni, para relacionar as músicas aos pratos.

"A ideia do algoritmo surgiu para atender ao briefing da Tramontina que era aproximar a sua linha inox e suas diversas possibilidades do público mais jovem e tecnológico. E o resultado foi um projeto super complexo, mas super gostoso de ouvir e de saborear", pondera Rodrigo Da Matta, ECD da J.Walter Thompson Brasil.

Confira o hotsite Flavor of Songs e espie, em tempo real, qual o "sabor da música" que você escolheu.

Ficha Técnica:

Agência: J. Walter Thompson Brasil

Cliente: Tramontina

Título: Flavor of Songs

CEO/CCO: Ricardo John

ECD: Cassio Moron e Rodrigo Da Matta

Redatores: Rodrigo Da Matta, Kiko Borger, Heinz Boesing

Diretor de Arte: Gustavo Rates, João Mendes, Marcus Prado, Cristiano Schein

Designers: Gustavo Rates, João Mendes, Marcus Prado

Creative Technologist e Creative Data: Sergio Costa e Tom Corral

Edição: Marcus Prado

Motion: Marcus Prado

Head de Produção: Maisa Delgado

RTV: Carolina Pivato

Produção Digital: Sergio Costa e Tom Corral

Fotógrafo: Régis Fernandez

Head de Atendimento: Felipe Giacon

Diretora Executiva: Renata Dall Onder

Gerente de Conta: Fabricio Soares, Ricardo Montezuma, Rochele Pahs

Diretor de Operações: Thiago Segundo

Mídia: Giovana Venturelli, Maria Fernanda Galetti, Carolina Lopes, Ana Paula Rotta, Nathalia Silva, Luisa Maia

Planejamento: Stella Pirani, Marcus Pesavento

Aprovação do Cliente: Darci Friebel, Rosane Fantinelli, Joice Patzlaff e Josiane Lamera Toazzi

Technology Producer: Casion

PR: Andrea Assef, Vivian Zeni, Livia Martins

Créditos Extras: Chef Renato Carioni, Maestro João Carlos Rocha, Doutor Marcelo Fernandes da Costa

TEASER

Produção: Landia

Direção Aline Lata

Produção Executiva: Carol Dantas, Sebastian Hall

Assistente de Produção Executiva: Larissa Delfini

Head de Produção: Camilla Bastos

Direção de Fotógrafia: Erico Toscano

Produção: Natalia Petrechen

Editor: Wellington

Coordenação de Pós Produção: Elton Bronzeli, Rafael Malavazzi

Pós Produção/Finishing: Landia, M&A

Correção de Cor: Marla Colour Grading

AUDIO

Produção: A9 Audio

Soundtrack: Apollo 9 e equipe A9

Gerente de Conta: Renata Schincariol e Guta Lima

Flavor of Songs

Tramontina, Spotify e JWT transformam músicas em receitas

/