arrow_backVoltar

Histórias indígenas

Masp apresenta mostra coletiva

09.10.23

A mostra coletiva "Histórias indígenas" ocupará as galerias do 1º andar e 2º subsolo do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), a partir do próximo dia 20.

O museu apresenta a exposição em colaboração com o Kode Bergen Art Museum até 25 de fevereiro de 2024. Após a data, as peças vão para o Kode, em Bergen, Noruega, e ficará em cartaz na instituição de 26 de abril a 25 de agosto de 2024.

A proposta é trazer diferentes perspectivas das histórias indígenas da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia, por meio da arte e das culturas visuais.

São cerca 285 obras de várias mídias e tipologias, origens e épocas – desde o período anterior à colonização europeia até o presente –, feitas por aproximadamente 170 artistas.

A mostra é dividida em oito núcleos: sete dedicados a diferentes regiões do mundo e outro temático organizado por todos os curadores da mostra, intitulado "Ativismos".

"Histórias indígenas" tem curadoria de Edson Kayapó, Kássia Borges Karajá e Renata Tupinambá, curadores-adjuntos de arte indígena, Masp, e dos curadores internacionais convidados Abraham Cruzvillegas (Cidade do México), Alexandra Kahsenni:io Nahwegahbow, Jocelyn Piirainen, Michelle LaVallee e Wahsontiio Cross (National Gallery of Canada, Ottawa), Bruce Johnson-McLean (National Gallery of Australia, Camberra), Irene Snarby (Kode /Tromsø, Noruega), Nigel Borell (Auckland, Nova Zelândia) e Sandra Gamarra (Lima, Peru), sob a coordenação curatorial de Adriano Pedrosa, diretor artístico, Masp, e Guilherme Giufrida, curador assistente, Masp.

A exposição coletiva tem patrocínio master do Nubank, apoio da Sotheby’s e do Norwegian Consulate, além de apoio cultural da National Gallery of Australia; National Gallery of Canada, Musée des beaux-arts du Canada; Canada Council for the Arts; Creative New Zealand - Arts Council of New Zealand Toi Aotearoa e INBAL e coorganização do Kode.

Para a abertura da exposição internacional, no dia 21 de outubro, a partir das 10h, o Masp realizará um seminário internacional, com a participação de curadores e artistas que integram "Histórias indígenas". As mesas de debate ocorrerão durante todo o dia no grande auditório do Museu e serão gratuitas e abertas ao público.

 

Histórias indígenas

/