arrow_backVoltar

I Will Always Be Me

Intel e Dell: livro digital para pessoas com doença do neurônio motor

18.02.22

A Intel e a Dell Technologies, em parceria com a Rolls-Royce e a Motor Neurone Disease Association apresentam "I Will Always Be Me" (aqui), um livro digital de histórias, criado pela VMLY&R usando tecnologia de banco de voz com o objetivo de impulsionar mudanças positivas para pessoas com doença do neurônio motor (MND, sigla em inglês), também conhecida como esclerose lateral amiotrófica (ELA).

"Cerca de 80% das pessoas que vivem com MND perderão a voz, então a tecnologia de banco de voz os ajudará a preservar essa parte de si mesmos de uma maneira única. É um belo exemplo de como a tecnologia pode causar um impacto real na vida das pessoas", observa Lama Nachman, Intel Fellow e diretora do Human and AI Systems Research Lab.

É possível visitar o site interativo I Will Always Be Me e gravar sua voz lendo uma história de mil palavras em voz alta, em um processo que leva cerca de 20 minutos.

O livro contém palavras e frases críticas necessárias para concluir o processo de banco de voz. Os vocais processados ​​são transformados em uma voz digital que as pessoas que vivem com MND podem usar em qualquer dispositivo de fala assistida, permitindo que elas se comuniquem com uma voz identificável.

Os visitantes do site também podem ouvir histórias sobre a complexidade e os desafios de viver com MND, contadas pelas vozes de pessoas que convivem com essa condição, que progressivamente as priva da capacidade de se mover e, eventualmente, de falar.

Confira abaixo o filme que apresenta a iniciativa.

 

I Will Always Be Me

/