Culture rising

Estudo da Meta foca mudanças culturais e futuro das compras

18.02.22

A Meta divulgou um estudo feito por sua equipe de pesquisa de marketing e insights, Facebook IQ, sobre as principais mudanças na sociedade e na cultura que estão moldando o futuro das compras e do comércio. O Culture Rising: Relatório de Tendências de 2022 revela conversas que ganharam força no Facebook e Instagram. Mais de 600 mil tópicos de conversação foram analisados e foi feita uma pesquisa com 36 mil usuários dessas plataformas.

Entre as principais mudanças detectadas estão:
As marcas abraçarão mais abertamente o ativismo, fazendo parcerias com comunidades relevantes e usando suas vozes para amplificar o orgulho, incentivar a aceitação e impulsionar mudanças reais. Globalmente, 47% dos entrevistados dizem que a sociedade é mais inclusiva agora do que há um ano, especialmente os millenials;
• As lojas físicas tradicionais estão adotando um modelo híbrido que integra mais fortemente o digital com o presencial, à medida que as compras no varejo retornam ao mesmo tempo em que o comércio eletrônico continua forte.
As compras instantâneas estão em alta. Houve um grande aumento nas compras online, no uso de aplicativos de varejo, no live shopping, na retirada em loja e no uso de QR code. Os grupos mais abertos a novas experiências de compras são os pais, os grupos de maior renda, casais e mulheres.

Assuntos em alta

Segundo o relatório, 69% das PMEs em todo o mundo relataram que as ferramentas digitais impactaram positivamente seus negócios durante a pandemia. Como consequência, a atenção sobre o marketing digital e as redes sociais ganhou relevância. Prova disso é o aumento das buscas por temas relacionados.

Entre os assuntos e as hashtags que mais tiveram crescimento de busca no último ano estão:
Marketing Digital –+79% globalmente no Facebook
Empreendedorismo +56% globalmente no Instagram (vs. 87% no Brasil)
Mulheres empreendedoras – +54% globalmente no Facebook.

O estudo pode ser baixado aqui.

Culture rising