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Imperative 21

Campanha global quer harmonia entre empresas e meio ambiente

15.09.20

Com a proposta de redefinir o capitalismo e ajudar a criar harmonia entre corporações e meio ambiente, a campanha global Imperative 21 já conta com a adesão de 72 mil empresas em 80 países ao redor do mundo, envolvendo diretamente 18 milhões de trabalhadores.

Esta semana, com a expectativa de conquistar mais adesões, o movimento lançou um site, onde as companhias podem encontrar alternativas sobre como fazer mudanças efetivas em suas rotinas. A iniciativa também exibiu um anúncio no jornal The New York Times e realizará eventos em centros financeiros, como na Nasdaq, em Nova York, e na B3, no Brasil, sobre o tema.

De acordo com o norte-americano Jay Coen (ex-McKinsey), executive co-chair do Imperative 21, com a pandemia ficou mais evidente que o capitalismo é um sistema econômico construído "para cuidar de alguns e não de muitos" e que é focado em "maximizar riqueza e não bem-estar, privilegiando o individualismo".

A ideia dos idealizadores do movimento, que é voltado ao empresariado mas que convida todo cidadão a refletir sobre a situação, é mostrar a necessidade de se transformar o sistema, de modo que ele se torne uma "economia de inclusão".

A diretora executiva do Sistema B, Francine Lemos, defende que a pandemia, a crise econômica e as questões de racismo eclodindo no mundo deixam claro que a forma como se vive e se realiza negócios não faz mais sentidoque é necessário mudar a oferta das empresas, de modo a não se enxergar apenas o lucro, mas o impacto que o serviço prestado por um negócio tem na sociedade e no meio ambiente.

O Sistema B é um braço do B Lab na América Latina e tem a missão de construir um ecossistema para fortalecer empresas que usam o mercado para solucionar problemas sociais e ambientais. Para ampliar o alcance do movimento, o B Lab se uniu a outras organizações para encabeçar a campanha Imperative 21: The B Team, CECP (Chief Executive for Corporate Purpose), Conscious Capitalism, Coalition for Inclusive Capitalism e Just Capital.

No Brasil, além do Sistema B, estão à frente da campanha Rede Brasil do Pacto Global, Instituto Capitalismo Consciente Brasil e Instituto Ethos.

Em linha com o "espírito" do movimento Imperative 21, no Brasil, no último mês de julho, CEOs de grandes empresas se uniram para pedir que o governo brasileiro tome medidas para combater o desmatamento (leia aqui) e os três maiores bancos privados do país apresentaram ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, um plano conjunto com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia (aqui).

No ano passado, o Povo Yanomami lançou uma marca de chocolate em barra para ajudar a combater a invasão de garimpeiros (leia aqui).

Imperative 21

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