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Investimentos em publicidade

Warc: queda em 2020 e início de recuperação em 2021

30.11.20

Os investimentos em publicidade global devem cair 10,2% (US$ 63,4 bilhões) para US$ 557,3 bilhões, em 2020, como resultado da crise gerada pela pandemia de Covid-19, segundo a empresa de serviços de inteligência de marketing Warc.

As novas projeções, baseadas em dados de 100 mercados em todo o mundo, representam uma queda de mais 2,1 pontos percentuais em comparação com a previsão global anterior da Warc, de -8,1%, feita no último mês de maio (leia aqui).

Segundo a Warc, há uma previsão de aumento de 6,7% em 2021, recuperando 59% das perdas de 2020. O mercado de publicidade precisaria crescer mais 4,4% em 2022 para chegar ao pico de 2019, quando houve investimentos de US$ 620,6 bilhões.

As quedas mais acentuadas esse ano foram registradas pelas mídias tradicionais. Globalmente, o aporte nesses meios caiu em um quinto (-19,7%), ou US$ 62,4 bilhões, para um total de US$ 253,9 bilhões. Em números absolutos, a TV linear teve a maior queda, com menos US$ 29,9 bilhões (-16,1%).

Também houve declínio nos meios cinema (-46,5%, queda de US$ 1,5 bilhão), out of home (-27,3%, - $ 11,3 bilhões), jornal (-25,5%, - US$ 9,8 bilhões), revista (-25,4%, - US$ 4,0 bilhões) e rádio (-18,4 %, - US$ 5,9 bilhões). A expectativa é a de que a maioria registre crescimento em 2021.

O mercado de publicidade online - 54,4% do total deste ano - está estável (-0,3%), em US$ 303,3 bilhões, embora este tenha sido o primeiro ano em que não tenha sido registrado crescimento desde 2000, quando houve o estouro da bolha da internet.

Especificamente no formato de vídeo online, os investimentos devem crescer 7,9% para US$ 52,7 bilhões este ano e mais 12,8% em 2021.

O setor automotivo fez um aporte 21,2% menor em publicidade, ou US$ 11 bilhões a menos, chegando ao patamar de US$ 41 bilhões este ano. O varejo também reduziu, para US$ 54,3 bilhões (queda de 16,2% ou US$ 10,5 bilhões a menos em comparação com 2019). O segmento de viagens e turismo, fortemente impactado pela pandemia, diminuiu em 33,8% os investimentos em publicidade, para US$ 16,4 bilhões em 2020.

Os setores governamental e sem fins lucrativos foram os únicos a aumentar o valor alocado em propaganda em 2020.

Todas as categorias de produtos devem aumentar o aporte em publicidade no próximo ano, com viagens e turismo (+ 19,5%) liderando o crescimento, embora apenas três setores - telecomunicações e serviços públicos (+ 10,6%), mídia e publicação (+ 8,4%) e negócios e indústria (+ 5,3%) - deverão superar o total de 2019.

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