Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Itaú mostra história do 1º colocado no exame da Federal do RN
A história do jovem Thompson Vitor, que passou em 1º lugar no exame do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em 2015, é mostrada na nova campanha criada pela DPZ para promover a edição de 2019 do projeto “Leia para uma Criança”, do Itaú Unibanco e da Fundação Itaú Social.
A iniciativa distribui livros gratuitamente com o objetivo de incentivar a leitura na primeira infância.
Morador de Paço da Pátria, na zona Leste de Natal (RN), Thompson vivia com a família. Sua mãe, Rosângela Marinho, trabalhou como catadora de lixo para fins recicláveis. Em meio às suas atividades, a mulher procurava por livros descartados e lia as histórias para seus filhos.
Mais tarde, Thompson foi estudar em Fortaleza, quando ganhou uma bolsa de estudos da Organização Educacional Farias Brito. Ele seguiu estudando, passou em 1º lugar na IFRN e, atualmente, cursa Química na universidade de Rochester, em Nova York (EUA).
"Pela primeira vez, buscamos uma história real de superação por meio dos livros. É mais uma forma de comprovar o quanto é primordial o adulto entender a importância da imaginação e do acesso aos livros para o desenvolvimento das crianças", comenta Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco.
"Durante todos esses anos, passamos pelo lúdico, fizemos a fantasia se unir ao mundo real, abrimos uma nova frente focada em valores, representatividade e empoderamento feminino. Agora, temos um exemplo concreto do dia a dia, um incentivo para que ninguém deixe os livros parados. Até mesmo aqueles que são jogados fora têm potencial de transformar a vida das pessoas", defende o executivo.
A agência criou dois filmes (assista abaixo), rodados em São Paulo, um contado sob a perspectiva da mãe e o outro seguindo a visão da criança. Ambos chegaram à telinha na noite desta segunda-feira (07).
A trilha sonora foi gravada com um coral de crianças, reinterpretando a música "Dirty Paws", da banda Of Monsters and Men.
"Essa história de superação é a materialização do poder da educação e do papel que a leitura infantil tem de despertar o potencial de toda criança", destaca Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.
Os filmes terão desdobramentos no ambiente digital, com pílulas com entrevistas de Thompson Vitor e Rosângela, falando sobre cenas dos comerciais.
A DPZ&T também assina ações em parceria com a Globo, que buscam execuções originais no formato de merchandising. A primeira delas irá ao ar nesta quinta-feira (10) durante uma cena da novela "Bom Sucesso". Paloma, personagem da atriz Grazi Massafera, será impactada pelo filme focado em Thompson Victor ao mesmo tempo que o público, num break exclusivo. Quando a novela retornar, Paloma falará sobre como ficou "encantada" com a história e pensará na possibilidade de promover uma palestra do jovem na escola. Na ação seguinte, que irá ao ar no capítulo da sexta-feira (11), Thompson, que está fora do país, fará questão de enviar um vídeo para passar uma mensagem à turma sobre o quanto a leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças.
Ficha Técnica:
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Institucional
Campanha: Leia para uma criança
Data da Produção: setembro/2019
Título: “Busca da Mãe”, “Busca do Filho” e Flash Docs
Secundagem: 2x120”, 2x60”, 2x30”, 10x30” (Flash Docs), 2x10”, 1x5”
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Rafael Ziggy
Direção de Criação: Silvio Amorim
Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Giampietro Zanon, Thomaz Dantas, Bruno Landi, Raphael Lucone, André Choairy e Vinícius Curi
Supervisão de Criação (Conteúdo): Mariana Hasselmann
Criação (Conteúdo): Marcel Macedo e Vitor Quinet
Atendimento: Gabriela Yamamoto, Manuela Codas, Lucia Correa, Mateus Carvalho e Ana Carolina Cavallini
Aprovação do Cliente: Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Natalia Barreira, Luca Beer e Monique Pereira
Planejamento: Fernando Diniz, Kiko Steinhoff, Marcio Santos, Marianna Bolgheroni, Gabriel Cadete, Luana Sanches e Rafael Marquez
Mídia: Paulo Ilha, Clara Corrales, Tatiana Akemi, Artur Martins e Yasmin Gonçalves
Business Intelligence: Marcelo Azevedo, Gabrielle Paulino e Pedro Rogedo
Projetos: Marcos Yamamura, Michele Almeida e Marione Oliveira
RTVC: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, David Barkan, Sthefany Nascimento e Michelle Teixeira
Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum
Artbuyer: Marcos Moura e Andrea Soeiro
Produção Digital: Leonardo Grana
Engajamento e Influência: Patrícia Capuchinho, Didi Blanco, Otávio Almeida e Mila Alves
Produtora: Saigon
Diretor: Vellas
Produtor Executivo: Marcelo Altschuler
Diretor de Fotografia: Augustin Claramunt
Diretor de Arte: Guilherme Marini
Assistente de Direção: Flavio Lanfredi
Coordenação de Produção: Carol Pessini, Marina Blum, Natália Cardoso
Atendimento: Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches
Montador: Rami d’Aguiar e Ivan Kanter
Finalizador: Fabio Abreu
Coordenadora de Pós-Produção: Virgini Fares
Pós Produtora: Nash
Produtora de Som: Satélite Audio
Direção Musical e Produção: Roberto Coelho e Kito Siqueira
Atendimento: Juliana Correa e Nicole Bonnet
Produção Musical: Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Mike Vlcek, Thiago Colli e Charly Coombes
Finalização: Ricardo Bertran, Celso Moretti, Carla Cornea e Angelo Colasanti
Coordenação de Produção: Ana Cordeiro, Karina Coviello, Mariana Tardelli e Rafa Oliveira
Assistente Geral e Finalização: Ian Sierra
Assistente Geral: Renan Marques
Produção Flash Docs: Saigon
Direção: LUMO (Luis Villaverde e Moira Soares)
Diretor de Fotografia: Chico Cobra
Assistente de Direção: Luciana Camargo
Montador: Paulo Miranda