arrow_backVoltar

Love Index 2016

As marcas + amadas, segundo a Accenture

18.11.16

Netflix, Apple e Google são as marcas mais amadas no mundo, de acordo com a pesquisa "Love Index 2016", realizada pela Accenture Interactive, em parceria com a Fjord, sua unidade de design e inovação.

O estudo apurou também que Netflix, Fitbit, Amazon, Apple e Facebook estão ditando o ritmo para experiência de marca em todos os setores nos EUA, ou seja, as interações das pessoas com estas marcas estão aumentando suas expectativas em relação a outros produtos e serviços que elas utilizam - um fenômeno chamado pela Accenture e pela Fjord de "expectativas líquidas".

A pesquisa utiliza levantamentos qualitativos e quantitativos com mais de 26 mil pessoas nos EUA, no Reino Unido e Brasil.

Os entrevistados fizera rankings com mais de 70 de suas marcas favoritas, nas indústrias automotiva, de serviços bancários, hospitalidade e varejo. Eles também elegeram suas marcas favoritas "top of mind", de forma espontânea.

O Love Index identifica cinco dimensões - divertido, relevante, engajador, social e útil - para medir as atitudes dos clientes em relação às suas experiências de marcas físicas e digitais, resultando em uma "pontuação de amor" por elas.

"Descobrimos que muitos dos traços que as pessoas procuram em seus relacionamentos humanos também se aplicam às suas relações com as marcas. O Love Index revela por que as pessoas gostam das marcas e o que as empresas podem fazer para aumentar e também sustentar essa conexão emocional", declara Nan Nayak, pesquisadora-chefe e diretora da Fjord para estratégia de design.

A pesquisa também identificou quais empresas se destacam em cada dimensão. Nos EUA, por exemplo, a Netflix é líder em "diversão". Fitbit, em "relevante". Amazon, em "útil. Apple em "engajamento". E Facebook, em "social".

Netflix é a marca mais amada nos três mercados. Os entrevistados classificaram o serviço de streaming em primeiro lugar para "divertido". Além disso, eles a classificaram em primeiro, segundo ou terceiro em todas as outras dimensões - dando-lhe a maior pontuação geral.

No Brasil, depois da marca mais amada, a Netflix, aparecem YouTube e Google. Os entrevistados no país elegeram o serviço de streaming como o melhor nos quesitos "divertido", "engajador" e "útil". Em "relevante", o vencedor foi o Google e no "social", o Facebook.

Os brasileiros classificaram WhatsApp no segundo lugar do quesito "social"; Sony no terceiro da dimensão "divertido"; Apple no terceiro de "engajador"; e Samsung na terceira posição de "social".

Confira outros resultados aqui.

Love Index 2016

/