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Como era e como ficou o mercado publicitário
Como a sexta temporada de "Mad Men" foi ao ar na noite desta quarta-feira (10 de abril) no Reino Unido, a revista Campaign ouviu alguns publicitários para saber suas opiniões sobre a forma como a indústria da publicidade mudou da década de 60, quando se passa a série, aos dias de hoje.
Na época de "Mad Men", os EUA passavam por momentos como o início da corrida espacial, a morte de John F. Kennedy e, na sexta temporada, a Guerra do Vietnã.
Neste cenário, os roteiristas teceram uma narrativa que descreve, em parte, o início de uma revolução criativa na publicidade, que deu lugar, nas décadas posteriores, à ascensão das grandes holdings de marketing e ao incremento tecnológico.
A indústria da publicidade mudou drasticamente desde os dias de "Mad Men", começando pelo hábito que havia à época, de fumar e beber durante as reuniões com os clientes.
De acordo com o publicitário George Parker, que passou mais de 40 anos na Madison Avenue, em agências como a Ogilvy, os anunciantes de hoje exigem mais explicações sobre sua verba e os clientes têm menos confiança nas agências de publicidade. "Todo mundo é tão inseguro agora, esse é o problema", diz ele.
Como exemplo, Parker cita a campanha "Try harder", criada para Avis, que elevou a marca ao segundo lugar no setor, atrás da Hertz. A comunicação só foi aprovada porque o CEO da Avis na época confiou nas garantias dadas pela agência de que a estratégia funcionaria. Isso simplesmente não aconteceria hoje, segundo avalia Parker, que é autor do livro "Confessions of a Mad Man".
Por outro lado, Keith Reinhard, outro publicitário "mad men" e chairman emérito da DBB Worldwide, tem uma visão mais otimista da indústria, atualmente.
Ele sustenta que, embora a publicidade nos anos 60 tenha sido "gloriosa", esse clima não foi perdido nos dias de hoje. "Acho que durante os dias de 'Mad Men', havia um sentimento de que a indústria da publicidade era sexy e talvez tivesse mais respeito", diz ele. Mas ele considera que ainda nos dias atuais o negócio da propaganda tem um grande apelo.
Com tantos anúncios clássicos, como os icônicos "Lemon" e "Think small", da Volkswagen, pode ser fácil entender por que os anos 60 estão tão em alta consideração, em termos de publicidade.
No entanto, Reinhard tira um pouco do "glamour" daqueles tempos ao ponderar que "vários anúncios ruins foram criados nessa época também, dos quais não me lembro e que nem devem ser lembrados."
Leia matéria da Campaign na íntegra aqui.