arrow_backVoltar

Mais festivais adiados

Flip e É Tudo Verdade mudam datas

24.03.20

O segundo semestre do ano está se tornando abarrotado de eventos. A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty mudou de data, saindo de 29 de julho a 2 de agosto para novembro (os dias ainda não foram apresentados). E o festival É Tudo Verdade, de documentários, que começaria nesta quinta-feira, 26, reorganizou sua programação e adiou a parte presencial para setembro.

A 18ª edição da Flip, que escolheu a escritora americana Elizabeth Bishop como homenageada, poderia reunir um público em torno de 25 mil pessoas. O principal patrocinador do evento é o Itaú.

O comunicado dos organizadores diz o seguinte: “Conscientes do impacto no cenário cultural brasileiro e na economia local, estamos trabalhando remotamente para manter a estrutura, a missão e os ideais da Flip em dia para a sua realização em novembro de 2020. Agradecemos o vital apoio do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores. Que o espírito coletivo e o senso de comunidade que sempre marcaram a Flip nos ajude a todos a atravessar estes tempos desafiadores.”

Apesar de adiar sua programação presencial para setembro, o É Tudo Verdade, que chega à 25ª edição, investiu no digital. Entre 26 de março e 5 de abril, o evento apresenta um festival online de produções não-ficcionais, em múltiplas parcerias, num total de sete programas especiais.

São cerca de 50 horas de programação, brasileira e internacional, inédita e clássica, com 30 títulos de longas-metragens, curtas e séries. A exibição dos documentários acontece em parceria com o site do Itaú Cultural, a plataforma de streaming Spcine Play e o canal Brasil Play.

Presencialmente, o festival acontece de 24 de setembro a 4 de outubro em circuito de salas de cinema e de instituições culturais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com programas especiais, debates e palestras.

A sobrevivência de um festival como É Tudo Verdade por 25 anos foi considerada um “milagre”, conforme declarou o crítico Amir Labaki, criador e diretor do evento (leia mais aqui). O festival tem patrocínio de Itaú, Sabesp e Spcine; parceria do Sesc-SP e apoio cultural do Itaú Cultural.

Realizar o É Tudo Verdade 2020 On-Line é uma iniciativa inédita, que a equipe do festival e nossos patrocinadores e parceiros abraçaram com todo empenho como gesto de solidariedade social frente às restrições também inéditas à vida cotidiana em todo o Brasil”, afirma Labaki. “Agradecemos a todos os que o estão viabilizando, aqui somados os diretores, produtores, técnicos e distribuidores das obras que estarão disponíveis. Vamos todos cuidar de nossa saúde e da saúde de todos, em especial a dos mais vulneráveis, ficando em casa. E, no final de setembro, temos encontro marcado para celebrar a vida e o cinema no circuito de salas e de instituições parceiras”.

Mais festivais adiados

/