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Matemática e filosofia

Xiaomi apresenta nova identidade visual

31.03.21

Em meio à apresentação de novos produtos da marca, a Xiaomi, terceira maior fabricante de smartphones no mundo, revelou a atualização de sua identidade visual, que incorpora o conceito “Alive” e confere contornos arredondados ao logo. O trabalho tem a assinatura de Kenya Hara, professor da Musashino Art University e presidente do Nippon Design Center (NDC).

A cor continua sendo laranja, o que transmite vivacidade e juventude. Mas preto e prata passam a ser tons que podem ser aplicados, informa a companhia. A tipografia de “MI”, associada à marca, também foi atualizada.

Matemática

A Xiaomi diz que Hara usou uma fórmula matemática (superelipse) para modernizar o logo, que, até então, era quadrado. De acordo com a empresa, o designer obteve um equilíbrio dinâmico e perfeito, ao ajustar as variáveis da equação, resultando em uma combinação equilibrada entre quadrado e círculo. Essa solução resume o sentido de “Alive”.

Em comunicado sobre a nova identidade visual, a companhia diz que, comparado com um objeto em ângulo reto, o círculo é uma forma mais ágil e é a representação perfeita da flexibilidade e da “vontade de seguir em frente” da Xiaomi.

Filosofia

Ao propor o novo conceito, Hara defende que a tecnologia da companhia oferece às pessoas “a capacidade de ter o controle ideal de suas vidas, podendo acomodar quaisquer mudanças no ambiente”. O designer interpreta a filosofia da Xiaomi com uma perspectiva visual: as pessoas estão vivas e a tecnologia é criada por pessoas. Assim, a tecnologia também está viva e sempre atenderá às necessidades da vida.

A Xiaomi observa que o novo logo não precisa ficar fixado nos quatro cantos de um quadrado. Ele se adapta ao conteúdo e é colocado na posição mais adequada.

O conceito “Alive” é a resposta da Xiaomi ao que considera ser um momento de virada na era da “interconectividade inteligente”. Ela explica que, sendo uma empresa de tecnologia, está comprometida em trazer mais inovações para o mundo. É essencial para a marca evoluir junto com seus usuários.

A companhia afirma que seu ritmo de crescimento é rápido e que expande sua presença pelo mundo e em variadas frentes: das massas para consumidores premium, da tecnologia para a arte espacial, e do online para o offline e em todo o mundo.

Por sinal, no dia em que revelou seu novo conceito, a Xiaomi anunciou que vai entrar no segmento de veículos elétricos, o que demandará um investimento de cerca de US$ 10 bilhões ao longo de dez anos. A nova identidade de marca se conecta, assim, aos movimentos da companhia na próxima década.

Matemática e filosofia

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