arrow_backVoltar

Mobile App Trends

Instalações de apps de fintechs, e-commerce e jogos aumentam na AL

13.03.24

Apesar da tendência de baixa em 2022, as instalações de aplicativos de fintechs, e-commerce e games aumentaram globalmente em 2023, com um aumento de 4% no quarto trimestre, de acordo com o relatório anual Mobile App Trends, feito pela empresa de mensuração e analytics Adjust, com dados globais de apps dessas três áreas. O estudo também oferece dicas de especialistas da AppLovin sobre tendências, como inteligência artificial.

O relatório é baseado na combinação dos 5 mil principais aplicativos da Adjust e no conjunto de dados total de todos os aplicativos monitorados pela empresa.

A habilidade do mercado mobile em gerar retornos está mais forte do que nunca e com várias oportunidades. Os aplicativos podem e devem adotar uma abordagem focada em dados e com base em IA para personalizar a experiência dos consumidores”, avalia Simon “Bobby” Dussart, CEO da Adjust.

O levantamento traz ainda um ranking feito pela Data.ai, que aponta o app brasileiro Nubank como o 6º aplicativo de finanças mais baixado em todo o mundo, à frente de plataformas como a Binance (7º), corretora de criptomoedas, e do Google Wallet (10º), carteira digital. No primeiro lugar da categoria está o app PhonePe (veja o quadro completo em imagem acima).

Em relação a aplicativos de pagamento, a América Latina teve um aumento de 27% nas sessões (na abertura e interações com estes apps), mesmo percentual da média de crescimento global.

No ano de 2023, a América Latina observou um crescimento de 7% nas instalações de apps de jogos, enquanto a média global caiu 2%. A Adjust também traz, no relatório, um ranking (também da Data.ai) que aponta Subway Surfers, Free Fire e Roblox como os aplicativos de jogos mobile mais baixados do mundo (veja acima).

Em todo o mundo, os maiores números de instalações de games foram em jogos de ação (18%), hipercasuais (14%) e quebra-cabeças (14%). 

Quando se trata de apps de comércio eletrônico, os latino-americanos instalaram 12% mais em 2023, em comparação com 2022. O número de interações com estas plataformas subiu 26% — o maior crescimento observado em todo o mundo. A América do Norte, por exemplo, registrou um aumento de apenas 2% neste indicador.

No e-commerce, Shein se mantém na liderança entre os mais instalados pelos consumidores. Amazon sobe para a 3ª posição (veja a imagem, acima).

É possível baixar o relatório completo aqui.

Mobile App Trends

/