Mostra Ecofalante de Cinema

Povos indígenas e racismo em destaque na 12ª edição de festival

30.05.23

A 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, que acontecerá em São Paulo de 1º a 14 de junho, com entrada franca, traz 101 filmes, que colocam em destaque questões relacionadas aos povos indígenas e ao racismo.

Serão exibidas obras premiadas em festivais como Cannes, Berlin, Cinéma du Réel, CPH:DOX e Tribeca, além de produções em pré-estreia mundial ou inéditas no Brasil.

As projeções são sediadas no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e Biblioteca Roberto Santos, além de unidades do Centro Educacional Unificado (CEU), Casas de Cultura, Fábricas de Cultura e Centros Culturais.

Na programação, estão as seções Panorama Internacional Contemporâneo, Competição Latino-americana e Concurso Curta Ecofalante. A Mostra Histórica é dedicada ao tema “Fraturas (pós-)coloniais e as Lutas do Plantationoceno” e traz 17 títulos que discutem a herança do colonialismo. O termo "Plantationoceno" reconhece os fundamentos coloniais e escravagistas da globalização e do sistema socioeconômico hegemônico atual.

Também haverá uma série de atividades paralelas que incluem uma masterclass com o pensador martiniquês Malcolm Ferdinand e uma oficina de cinema ambiental com Jorge Bodankzy, além de um ciclo de debates.

A sessão de abertura, nesta quarta-feira (31), às 20h, exclusiva para convidados, vai exibir o longa-metragem “Nação Lakota Contra os EUA”, de Jesse Short Bull e Laura Tomaselli, no Espaço Itaú de Cinema - Augusta. A obra utiliza material de arquivo e entrevistas com ativistas veteranos e jovens líderes. A produção executiva é dos atores Marisa Tomei e Mark Ruffalo.

O Panorama Internacional Contemporâneo reúne 27 filmes de 26 países. A seleção traz títulos que abordam sobretudo questões ligadas ao racismo, colonialismo e suas consequências socioambientais. “Filhos do Katrina”.

Uma programação é dedicada às estreias mundiais em salas de cinema de três títulos brasileiros que abordam o embate entre indígenas e garimpeiros: “Escute, A Terra Foi Rasgada”, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Mello, que destaca o acampamento "Luta pela Vida", em Brasília, no qual lideranças dos povos Mebêngôkre (Kayapó), Munduruku e Yanomami se uniram para escrever uma carta em repúdio à atividade garimpeira; “Cinzas da Floresta”, de André D’Elia, registra uma expedição com o ativista Mundano que percorreu mais de dez mil quilômetros pela Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica para produzir uma cartela em tons de cinza a partir do carvão e das cinzas de restos de árvores e de animais carbonizados; e “Parceiros da Floresta”, de Fred Rahal Mauro, que percorre três continentes evidenciando casos de parcerias entre setores privado, público e comunidades locais que geram soluções para a proteção e restauração de florestas tropicais.

E abaixo, espie a lista dos títulos selecionados para a Competição Latino-americana:

Longas-metragens:

“A Ferrugem” (Colômbia) - Juan Sebastian Mesa

“A Invenção do Outro” (Brasil) - Bruno Jorge

“A Praia dos Enchaquirados” (Equador) - Ivan Mora Manzano

“Amazônia, A Nova Minamata?” (Brasil) - Jorge Bodanzky

“Aqui en la Frontera” (Brasil) - Marcela Ulhoa e Daniel Tancredi

“Deuses do México” (México/EUA) - Helmut Dosantos

“Mamá” (México) - Xun Sero

“Diálogos com Ruth de Souza” (Brasil) - Juliana Vicente

“Exu e o Universo” (Brasil) - Thiago Zanato

“No Vazio do Ar” (Brasil) - Priscilla Brasil