Movimento LGBT

Líder protestante convida cristãos a boicotar banco, nos EUA

10.06.15

O líder protestante Franklin Graham, que comanda a associação evangélica Billy Graham Evangelistic Association (BGEA), nos EUA, está convidando cristãos de todos os lugares a boicotar marcas que apoiam o movimento LGBT, depois que o banco Wells Fargo lançou comercial com um casal de mulheres que adota uma criança surda, criado pela BBDO (leia e assista aqui).

O líder anunciou que a BGEA está tirando suas contas do Wells Fargo e passará a ser cliente de outro banco, em decorrência do filme publicitário.

Graham também postou no Facebook mensagem que encoraja os cristãos a usar seu poder de compra e tomar uma posição contra as empresas que se posicionam de forma favorável ao movimento LGBT.

"(A joalheria) Tiffany lançou comercial em que casais homossexuais trocam anéis de casamento. O banco Wells Fargo está usando um casal do mesmo sexo em sua publicidade. E há mais. Mas me dei conta de que não temos de fazer negócios com eles", escreveu Graham.

"Diversidade e inclusão são fundamentais para quem somos como empresa. Nosso conteúdo de propaganda reflete os valores da nossa companhia e representa a diversidade das comunidades que servimos", disse Christina Kolbjornsen, porta-voz do Wells Fargo ao The Charlotte Observer.

Um comentarista do Washington Post destacou a ironia no fato de Graham ter feito sua declaração no Facebook,  uma empresa que apoia abertamente o casamento gay. A longa lista de companhias pró-LGBT inclui Google, Microsoft, Amazon, Nike, entre inúmeras outras.

No Brasil, o comercial "Casais" (leia e assista aqui), criado pela AlmapBBDO para o Dia dos Namorados de O Boticário e que traz casais homossexuais trocando presentes, gerou muita repercussão - críticas e comentários favoráveis. Líderes protestantes também incitaram um boicote à marca. Depois de receber reclamações, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), irá avaliar as queixas contra o filme, provavelmente em meados de julho (leia aqui).

Com Huffington Post.

Movimento LGBT