arrow_backVoltar

WME 2021

Plataforma vai realizar evento e quer + mulheres na indústria

13.04.21

Plataforma dedicada há cinco anos às mulheres da indústria da música, a WME irá realizar sua conferência neste ano com um olhar dirigido para a tecnologia. Programada para os dias 18 e 20 de junho, a WME Conference Unreal pretende mostrar novas ferramentas e possibilidades do mercado, que vem sendo repaginado pelo digital, especialmente em função da pandemia.

O “Unreal” do nome remete ao Unreal Engine, kit de desenvolvimento usado pelas grandes produtoras de jogos (foi criado pela Epic Games) e que está sendo bastante adotado por projetos interativos e com realidade virtual. A organização irá utilizar a ferramenta para incrementar sua edição, com projeções ao vivo.

Lançada por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2017, a WME tem como objetivo fomentar a visibilidade da mulher na indústria. É uma tarefa e tanto. Relatório do Ecad divulgado em março passado revela que somente 7% dos valores pagos em 2020 pelo escritório foram destinados a mulheres (entre compositoras, intérpretes, músicas e outros profissionais do setor). Desse total, 68,5% foram parar na mão de brasileiras; o restante ficou com estrangeiras.

Na análise por segmentos, a participação feminina se distribuiu desta maneira: streamings de áudio com 6,5%; shows com 7,7% e rádio com 28,8%, onde está o maior percentual dos valores pagos a mulheres, dentre as fontes estudadas (o relatório pode ser visto aqui).

Outro dado do Ecad mostra que a presença delas no mercado vem crescendo ano a ano. Em 2011, as mulheres cadastradas estavam em torno de 27,6 mil pessoas. Em 2020, esse número superou 386 mil, um crescimento acima de 1.200% em uma década. No entanto, os homens respondem hoje por 85% da base.

Com sua conferência, a WME quer estimular a realização de negócios e conexões entre artistas. Além de painéis, o evento promove oficinais, masterclasses e pitches de bandas (que contam com 20 mulheres programadoras de festivais).

Todos os anos, uma artista é escolhida como madrinha. No ano passado foi Daniela Mercury. Nesta edição, quem assume o papel é Fernanda Abreu.

Logo

Embora o evento ainda não tenha apresentado oficialmente sua programação, a edição 2021 terá nova identidade visual. Criada pelo Colletivo Design, ela traz uma mulher subindo escadas, representando movimento e mostrando que ela vai atrás de seu destino e sua independência. A ideia é representar uma mulher segura, com visão do presente e do futuro próximo.

As coisas estáticas ainda existem, mas, quando você tem movimento, você capta muito mais. A nova identidade traz a leitura do que estamos vivendo, que é essa realidade virtual", afirma Monique.

Mais informações podem ser conferidas aqui.

WME 2021

/